CidadaniaNotícias

Os contribuintes pato-branquenses que declaram Imposto de Renda (IR) podem fazer uma doação, sobre o valor devido, para projetos sociais voltados para aos idosos ou às crianças e adolescentes do município. Com a campanha “Deixe Aqui”, a Prefeitura de Pato Branco está incentivando a ação, como uma forma de melhorar e intensificar a qualidade de vida desse público, especialmente em situação de vulnerabilidade.

“Muitos contribuintes desconhecem essa doação”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “Destinar parte do Imposto de Renda para os projetos sociais do município é simples e não gera qualquer custo adicional ao contribuinte. É uma forma de impulsionar os projetos desenvolvidos para as crianças, adolescentes e idosos do nosso município, dando melhores condições e mais qualidade de vida”, completa.

A doação tem o valor máximo de 3% sobre o imposto devido. Pode ser feito para ambos os Fundos, da Criança e Adolescente e do Idoso. O cálculo é feito automaticamente pelo sistema.

A campanha é realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com Comitê Gestor da Cidade Amiga do Idoso, o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), Sindicato dos Contabilistas de Pato Branco e Região (Siconp), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap).

Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizado um encontro com profissionais de contabilidade e lideranças explicando sobre o processo e importância da doação.

Como doar

Ao preencher a declaração no modelo completo, a pessoa física deve acessar a aba “fichas da declaração”, selecionar a opção “doações diretamente na declaração” e escolher o “fundo municipal”.

Em seguida, deve preencher o campo do valor até o limite disponível para a destinação. Para concluir, o contribuinte deve imprimir o boleto (DARF) e fazer o recolhimento do valor até a data limite.

Caso delegue o preenchimento da declaração de Imposto de Renda a um contador, o contribuinte deve informar a ele que deseja fazer a destinação.