NotíciasPlanejamento

Espaço abrigará a a sede do Consórcio e toda a estrutura vinculada ao Samu

A Prefeitura de Pato Branco realizou a doação de um terreno para o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), onde será construída a sede do órgão e toda a estrutura vinculada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O ato foi realizado na manhã desta terça-feira (08), pelo prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

O terreno, de aproximadamente 9 mil m² e localizado na Rua Ivaí, no Bairro Jardim Floresta, permitirá a instalação de um projeto moderno e amplo para o Ciruspar e Samu, além de ser em um local estratégico, garantindo o menor tempo resposta para atendimentos de urgência e emergência,com saída facilitada para Região Sul de Pato Branco pela Rua Ivaí, como também acesso à PRC 280 e à BR 158.

“O Samu é um serviço muito importante para a população de Pato Branco e de toda região, é de extrema relevância e representa muito para o nosso município. Com isso, buscamos um espaço estratégico, onde a resposta ao atendimento seja no menor tempo possível, salvando e preservando a vida da nossa população”, destaca o prefeito de Pato Branco.

A doação ocorreu após o Estado propor que a Central de Regulação de Urgências 192 fosse unificada e transferida para o município Cascavel, como uma forma de redução de custos, ainda em 2018. Com uma movimentação regional, foram apresentadas que a economia proporcionada representaria um retrocesso e poderia causar prejuízos no atendimento à população.

“O que nós precisávamos era esse apoio da prefeitura”, salientou o presidente Ciruspar e prefeito do município de Ampére, Disnei Luquini, enaltecendo o trabalho realizado pelo Samu. “O Samu não só nesse momento de pandemia, mas em toda a história, tem feito um grande trabalho e salvado muitas vidas. Se não fosse o Samu nesse momento assolado com mais uma crise, o Samu tem feito um grande trabalho com poucas condições”.

O Ciruspar é um consórcio público de direito público, criado por 42 municípios para a finalidade específica de realizar o gerenciamento do Samu 192 na abrangência do Sudoeste do Paraná. “Temos que continuar lutando, mostrar que este trabalho tem uma grande necessidade para a população”, reforça o presidente do Ciruspar.

Também participaram do ato colaboradores do Samu, a coordenadora Geral do Consórcio, Kelly Cristine Custódio dos Santos, os vereadores Dirceu Boareto e Marcos Marini, o chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nezello, e os ex-vereadores Moacir Gregolin e Marines Boff (2017/2020), que estiveram à frente da movimentação para que a sede do consórcio permanecesse em Pato Branco.