Bem-estar animalNotícias

A Administração Municipal de Pato Branco contratou 48 novos profissionais de saúde que reforçarão o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na manhã de sexta-feira (18), parte deles passou por um treinamento que os capacitará para o serviço. A segunda etapa dos treinamentos será no dia 21 deste mês. Com o incremento, a UPA passa a contar com 166 profissionais. 


“Esta é mais uma medida que tomamos, junto da construção da central de triagem, ao lado da UPA, para melhorar os atendimentos à população e permitir mais fôlego aos nossos funcionários, que incansavelmente lutam contra o vírus causador da Covid-19”, destacou o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, sobre as contratações. 


Os novos funcionários, enfermeiros e técnicos em enfermagem, técnicos de Raio-X e médico, foram contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) e atuam na unidade desde o dia 1º de junho. 


Segundo a Chefe da Divisão de Urgência e Emergência de Pato Branco, Terezinha Aparecida Rodrigues da Silva, o objetivo da capacitação é para que os novos funcionários se integrem à rotina da UPA e estejam mais adaptados ao protocolo covid.


“Como tivemos um aumento da demanda nos atendimentos devido à covid-19, foi necessário ampliar o número de funcionários. Eles já estão atuando e, de forma paralela, recebendo estas instruções para que todo o atendimento esteja alinhado e garanta mais celeridade e qualidade aos atendimentos prestados aos usuários do sistema”, apontou. 

A enfermeira e técnica em enfermagem Sandra Marçal da Silva, de 47 anos, é servidora da Vigilância Sanitária e também está na nova equipe . Na UPA ela trabalhará na triagem, de onde encaminhará os pacientes aos atendimentos, de acordo com a gravidade dos sintomas. 


“Como profissional temos que somar. Não podemos nos abater, sobretudo porque podemos fazer a diferença: seja no acolhimento ou em qualquer outra ação”, defendeu Sandra, que ainda destacou o papel dos agentes na disseminação de informações corretas sobre a pandemia e os protocolos de segurança. 


Outras medidas


Para qualificar os atendimentos e evitar a sobrecarga nos profissionais, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, ainda está construindo um centro de triagem ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.


O espaço, com 150m², disponibilizará atendimento de enfermagem, médico, realização do exame para o diagnóstico da doença e distribuição dos medicamentos.


O investimento é de R$ 148.297,48, em recursos próprios. A previsão é que nos próximos dias a estrutura esteja totalmente pronta e em funcionamento.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário