NotíciasVacinação

Município é o único da 7ª Regional de Saúde a receber o imunizante, por fornecer as condições adequadas para armazenamento e dispor de logística para aplicação no tempo adequado.

Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias

O Município de Pato Branco irá receber na próxima semana 1170 doses da vacina Pfizer/BioNTech. Serão 585 doses para pessoas com comorbidades e 585 para pessoas com deficiência permanente. O município é o único da 7ª Regional de Saúde a receber o imunizante, por fornecer as condições adequadas para armazenamento e dispor de logística para aplicação no tempo adequado.

“Com esta vacina contamos com mais uma aliada na luta contra à covid-19. Ter uma estrutura capaz de armazená-la e gerenciá-la é também demonstrar respeito às vidas dos pato-branquenses. Esperamos que em breve todos possam receber as suas doses, mas enquanto isso, peço que todos somem na luta contra o vírus e façam sua parte. Vamos juntos vencer esse desafio, com vacina e muito cuidado”, destacou o prefeito Robson Cantu.

A vacina norte-americana possui orientações específicas sobre armazenamento e aplicação das doses. O imunizante precisa ser diluído em soro fisiológico para aplicação e necessita de conjunto de seringas específicas de 1ml. Além disso, o armazenamento das doses exige ultrafreezers que podem chegar a -80ºC.

A vacina possui validade de até seis meses quando conservada em -80ºC a -60ºC. Se a vacina for mantida na temperatura -25ºC a -15ºC, a validade é de 14 dias. Quando “descongelada”, de 2ºC a 8ºC, a durabilidade é menor, o que exige aplicação instantânea.

No Paraná, a distribuição é feita em refrigeradores de 2ºC a 8ºC. É nesta temperatura que elas ficarão armazenadas no município de Pato Branco. Por isso, a partir do recebimento, as equipes municipais têm até cinco dias para aplicarem as doses.

Em todo o Estado do Paraná, foram recebidas na noite de quarta-feira (26) 37.440 doses. É a quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech.

Até o momento, de acordo com o último vacinômetro da Secretaria de Saúde de Pato Branco, mais de 18,5 mil pato-branquenses já receberam a primeira dose da vacina contra à Covid-19 e cerca de 9,7 mil já estão imunizados com as duas doses.

“Ter mais doses da vacina e, neste caso, da Pfizer, é importante porque você amplia a faixa de cobertura da população vacinada, e isso contribui para que as pessoas, mesmo que contaminadas, porque nenhuma vacina é 100% segura, tenham uma forma mais leve da doença”, apontou a secretária de Saúde de Pato Branco, Liliam Brandalise. “E esse é e o fator mais importante: vacinarmos, vacinarmos, vacinarmos para continuarmos essa busca pela imunidade”.