NotíciasSaúde

Para aumentar a cobertura vacinal contra a covid-19 das crianças com 5 anos completos a 11 anos completos, a prefeitura de Pato Branco realiza no próximo sábado (19) o “Dia D” de vacinação. Todas as Unidades de Saúde do município estarão abertas das 9h às 16h (aberto ao meio dia) para imunização.

“Estamos fazendo uma grande ação de repescagem da primeira dose da vacina contra a covid-19 para as crianças. A ação será em todas a unidade de saúde do município. É uma oportunidade, especialmente, para os pais que trabalham poderem levar os seus filhos”, explica a coordenadora do programa de Imunização, Emanoeli Stein.

A imunização das crianças contra a covid-19 em Pato Branco iniciou em meados de janeiro deste ano. São 8.443 crianças aptas a receber a vacina, destas, apenas 46,6% tomaram a primeira dose.

Na próxima quinta-feira (17) também será realizada uma ação de repescagem para este público. Será em dois locais. No Centro de Convivência do Largo da Liberdade e na Sala de Vacina Central, das 8h às 16h.

“As vacinas contra a covid-19, aprovadas para crianças, tiveram eficácia e segurança comprovada. Das reações adversas relatadas aqui no município, todas foram consideradas leves e com resolução até 48h. É responsabilidade dos pais proteger os filhos contra a covid-19. A não imunização pode pode ocasionar sintomas graves da doença e até mesmo o óbito em crianças”, destaca a coordenadora.

Documentação

Os pais devem apresentar os documentos pessoais (RG/CPF) e comprovante de residência. Já da crianças, eles devem apresentar documentos pessoais ou cartão do SUS e carteira de vacinação. Se estiver com outro adulto, é obrigatório apresentar declaração de assentimento já assinada.

Ainda, é obrigatório intervalo de 15 dias entre as demais vacinas do calendário de vacinação. Todas as informações sobre documentação necessária e o plano de imunização contra a covid-19 em Pato Branco, estão disponíveis no site da prefeitura, www.patobranco.pr.gov.br/vacinacao/.