Assistência SocialNotícias

A Administração Municipal de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está promovendo a campanha Junho Violeta, em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado nesta terça-feira, dia 15 de junho.

“Diariamente a população idosa enfrenta diversas formas de violência em todas as instâncias de convivência”, frisa a secretária de Assistência Social, Barbará Padoan. “As violências contra a pessoa idosa podem ser visíveis ou invisíveis, de várias formas e diferentes situações. Pode acontecer de forma física, psicológica, sexual, financeira, através de abandono e negligência.”

A falta de preparo para lidar com o envelhecimento, doenças degenerativas e dependência de terceiros também são fatores que contribuem para os maus-tratos.

“A pessoa idosa tem direito de receber a proteção. Nós temos o estatuto do idoso, que segue o princípio fundamental de respeito à pessoa. Nosso enfrentamento, com a campanha, é para denunciar essas violências, que podem ser feitas anonimamente ou pelo Disque 100”, complementa a secretária.

Balões violetas foram distribuídos pelos espaços públicos do município, como uma forma de chamar a atenção da população em relação ao tema. Ainda, durante o mês serão realizadas mais ações informativas, para sensibilizar, prevenir e conscientizar a população.

Como denunciar:

Toda denúncia pode ser realizada de forma anônima.

Disque Direitos Humanos: Disque 100

Polícia Civil: 181

Secretaria Municipal de Assistência Social: 46 3225 5544

Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Carolina Ferrari Amadori: 46 3220 6052

Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Paulina Banalume Andreatta: 46 3220 6059

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): 46 3220-6082/ 6083

Também nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros.