NotíciasSaúde

A imunização é para todos os pato-branquenses, acima de seis anos de idade, que não tomaram a vacina em 2021

Pato-branquenses que não se vacinaram contra a gripe (influenza) durante a campanha nacional de 2021, podem receber o imunizante. A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, aderiu à orientação da Secretaria de Saúde do Estado e está disponibilizando o imunizante em todas as Unidades de Saúde do município e na Sala de Vacina Central.

“No ano passado, devido a campanha de vacinação contra a covid-19, muitas pessoas optaram por não tomar a vacina contra a gripe, pois na época era recomendado intervalo de alguns dias entre um tipo de vacina e outra”, explica a coordenadora de Imunização de Pato Branco, Emanoeli Stein.

A imunização é para todos os pato-branquenses que não tomaram a vacina em 2021. “Quem já tomou não precisa de reforço, já que a vacina é dose única”, reforça. Para receber a vacina, a pessoa deve apresentar documentos pessoais e a caderneta de vacinação.

“A vacina é para todos os pato-branquenses, acima de seis meses de idade, que não foram imunizadas contra a gripe em 2021. Inclusive, quem tomou a vacina contra a covid-19 não precisa aguardar alguns dias para tomar a contra a influenza. A imunização é muito importante, pois previne os sintomas graves da doença, além de proteger”, complementa Emanoeli.

H3N2

Até o momento, não há casos ativos no município. Porém, em dezembro de 2021, Pato Branco registrou oito casos de gripe H3N2, subtipo do vírus da influenza A.

A equipe da Vigilância de Saúde orienta que caso haja sintomas, como coriza, tosse, febre alta, dor muscular, dor de garganta e cabeça, a pessoa deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, para atendimento médico.

Também reforça que o uso de máscara, lavagem das mãos e uso do álcool em gel não previne a contaminação, tanto da influenza, quanto da Covid-19.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário