DesenvolvimentoNotícias

A Administração Municipal de Pato Branco apresentou na manhã desta segunda-feira (14), o Programa de Retomada Econômica Pós-Covid-19, com objetivo de fortalecer os pequenos negócios, retomar o crescimento, gerar empregos, renda e movimentar a economia local. O projeto será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, juntamente com o Sebrae/PR.

“Muitas empresas foram atingidas diretamente pela pandemia do novo coronavírus. Quando assumimos a gestão, ficamos preocupados e buscamos soluções diretas para esses empreendedores. Hoje, junto com o Sebrae, apresentamos o Plano de Retomada Econômica Pós-Covid-19, voltado aos microempreendedores pato-branquenses, com ações a curto prazo, visando o crescimento da empresa, geração de emprego, renda e desenvolvimento local”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

O Programa será desenvolvido em cinco etapas, buscando atender os setores que mais sofreram com os efeitos da pandemia do coronavírus, especialmente o Microempreendedor Individual (MEI), desburocratizar alguns serviços e, principalmente, facilitar o acesso ao crédito.

“Serão várias ações e uma força-tarefa com a sociedade civil para auxiliar estes empresários. O plano também contempla o Fundo Garantidor, onde o município busca R$ 2,5 milhões para a possibilidade de empréstimo para esse público”, explica a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Elenice Catafesta Smiderle. O cronograma de trabalho do plano é de nove meses.

“Estamos elaborando um mecanismo para facilitar o acesso ao crédito aos microempreendedores. A cada R$ 1 repassado pelo município, o banco, ou instituição financeira, repassará R$ 9, totalizando um potencial de R$ 25 milhões. Nosso objetivo é dar a possibilidade para essas empresas se recuperarem dos impactos causados pela pandemia e cresçam, movimentando a economia local”, complementa o prefeito.

Programa

O programa trabalhará a implantação da Lei de Liberdade Econômica, visando ampliar o número de atividades consideradas de baixo risco, a desburocratização e simplificação, como dispensa da exigência do alvará de licença para localização, entre outras medidas nos licenciamentos municipais. Também a diminuição das amarras burocráticas e o incentivo aos empreendedores, facilitando a abertura de empreendimentos que geram renda e empregos.

O município aportará recursos, sob orientação do Sebrae, por meio de convênio com a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), com objetivo de gerar um fundo garantidor de crédito para facilitar o acesso aos empresários com dificuldades em obter crédito no mercado, principalmente nos pequenos negócios.

Com uma mobilização de uma força-tarefa, identificará as principais lideranças constituídas e reconhecidas, sensibilizando e as convidando para compor o projeto e apresentar os objetivos do trabalho, além de pactuar com os membros da força-tarefa. Com isso, será elaborado um diagnóstico da situação com dados primários, secundários além da definição do plano de comunicação e seus canais, realizando o Planejamento – Execução – Monitoramento Resultados.

Também será trabalhada a implantação do Selo Empresa Segura. Devido à emergência de saúde pública de importância internacional em decorrência da infecção humana pela Covid-19, o município de Pato Branco estabelecerá um estudo para implantação de um Selo de Conformidade “Empresa Segura”, com regras e regulamento próprio, onde o descumprimento das medidas estabelecidas colocará a empresa sujeita a aplicação de multas equivalente.

Outra ação será a criação da Casa do Empreendedor, um local único, que oferecerá orientações, apoio e o suporte necessário para os empreendedores. Terá um importante papel de incentivo na geração de empregos e empreendedorismo, formalizando e levando orientações empresariais e gestão das novas e já existentes empresas do porte MEI na cidade.