NotíciasSaúde

A Secretaria de Saúde de Pato Branco realiza neste sábado (4), uma mega ação de repescagem de vacinação contra a Covid-19 no drive-trhu do Parque de Exposições. O objetivo é garantir que todas as pessoas que ainda não tenham recebido a primeira e segunda dose sejam imunizadas. Também haverá aplicação de dose de reforço em pessoas que completaram o esquema vacinal até o dia 10 de julho.

A vacinação será das 7h às 10h. Diante do aparecimento de novas cepas do coronavírus, a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, reforçou a necessidade da população buscar a imunização, uma vez que as tecnologias delas permitem combater o agravo da doença. “Teremos todos os laboratórios disponíveis neste sábado. A gente precisa que as pessoas que estão com sua dose em atraso procurem este serviço para realizar a vacinação”, frisou.

“A vacina contra a Covid é uma forma eficiente de evitar tanto a doença quanto reduzir a circulação desse vírus. Então, além da gente se proteger, nós conseguimos proteger a comunidade em geral. Testes demonstraram que as vacinas protegem contra as variantes, como por exemplo a variante Delta. Mas, em relação a nova variante (Ômicron) que está em circulação, estudos ainda estão sendo realizados para que se avalie a proteção das vacinas que já são liberadas no Brasil contra a nova variante. Então, além da vacinação, nós devemos continuar reforçando as medidas de saúde pública, como por exemplo uso da máscara, distanciamento social, lavagem das mãos e evitar locais muito fechados e com grandes aglomerações. A recomendação é que se vacine sim, para nossa proteção e também para proteção da comunidade em geral.”

Ação

Neste sábado, a primeira dose será destinada a todas as pessoas a partir dos 12 anos que, por algum motivo, ainda não tenham recebido a vacina.

Também estarão disponíveis as vacinas de todos os laboratórios para aplicação da segunda dose e conclusão do esquema vacinal. Caso alguém tenha perdido a sua data, deverá apresentar a carteira de vacina para que as equipes identifiquem o laboratório e apliquem a dose, garantindo a imunização.

Já a dose de reforço será destinada à população em geral que completou o esquema vacinal até o dia 10 de julho. Pessoas que receberam a dose única da Janssen e que neste momento sejam mulheres grávidas, puérperas ou imunossuprimidas também receberão a dose de reforço da Pfizer. Para mulheres grávidas ou puérperas, o intervalo da última vacinação deve ser de dois meses. Já em pessoas imunossuprimidas, 28 dias.

Demais pessoas que receberam a dose única da Janssen deverão aguardar a chegada de doses do laboratório da Janssen.

Todas as pessoas deverão apresentar documento pessoal (RG e CPF), carteira de vacina e comprovante de residência. Menores de idade deverão, obrigatóriamente, estar acompanhados de responsável.

Segundo o último vacinômetro, com dados até o sábado, dia 27 de outubro, Pato Branco possui 87,95% de pessoas vacinadas com a primeira dose, 68,45% com a segunda dose ou dose única e 8,7% vacinadas com a dose de reforço.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário