NotíciasSaúdePato Branco anuncia mais de R$ 29,6 milhões em investimentos para a saúde

A Prefeitura de Pato Branco anunciou na manhã desta terça-feira (24) mais de R$ 29.691.073,85 em investimentos para a saúde do município, destinados para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reformas de UBSs já existentes e construções de novos espaços.

“Pato Branco é um município que se expande a cada ano e as políticas públicas para os munícipes devem crescer juntas. Hoje anunciamos importantes obras e investimentos no setor da saúde, que ampliarão o atendimento às famílias, com mais qualidade e conforto”, frisa o prefeito, Robson Cantu.

Os recursos são oriundos de convênios com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de emendas impositivas da Câmara de Vereadores de Pato Branco, de convênio com o Centro Universitário de Pato Branco (Unidep) e recursos do próprio município.

“Com a nossa ampliação da rede, nós vamos dar um melhor acesso, atender melhor a população. São obras que são muito importantes no sentido de aumentar a capacidade de atendimento para a população”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalize.

“Nós nos sentimos gratos por poder contribuir para qualidade de saúde município”, salientou a reitora da Unidep, Ornela Bertuol. “Temos a certeza, como instituição de ensino e também por meio desta ação, que estamos contribuindo com a saúde pública e colaborando para a saúde da população Pato Branco. Agradecemos a confiança da gestão pública Municipal e também pala parceria”, complementa.

Os investimentos por parte da Unidep, vão de acordo com a portaria interministerial nº 16, que indica quatro categorias de repasse por parte da instituição de ensino que disponibiliza de curso de medicina.

“O Governo está aplicando diretamente na unidade básica, mais perto do cidadão, isso é respeito”, frisou o diretor da 7ª Regional de Saúde do Estado, Anderson Carlos Nezello. São sete obras com recursos do Governo do Estado.

Novas UBSs

Três novas UBSs Tipo II (com atendimento de duas equipes) serão construídas, beneficiando famílias dos bairros Parque do Som, São Francisco e Morumbi.

Serão investidos R$ 3.453.437,33 na construção das UBSs dos bairros Parque do Som e São Francisco. Do total dos recursos, R$ 1.400.000,00 são em convênio com o Governo do Estado e R$ 2.053.437,33 contrapartida do município.

Já as famílias atendidas na UBS do bairro Morumbi, serão beneficiadas com uma nova estrutura, mais ampla e com mais conforto. Todo o custeio da obra será por parte da Unidep.

Novas estruturas

Ainda, ampliando a estrutura física, visando dar mais conforto e disponibilizar mais especialidades para a população, a Prefeitura está pleiteando com o Ministério da Saúde, por intermédio da deputada federal Leandre Dal Ponte, um Centro de Especialização em Reabilitação – CER 4, totalizando R$ 7.097.000,00. Já com o Governo do Estado, está buscando a implantação de um Pronto Atendimento Municipal (PAM), para atendimentos de urgência e emergência.

Já por meio de convênio com a Unidep, será construído um Complexo de Municipal de Saúde, ao lado da Unidade Central de Saúde, onde abrigará a estrutura administrativa de Secretaria Municipal de Saúde, programas municipais, além do Ambulatório da Unidep, espaço para atendimento dos alunos do curso de Medicina da Unidep. Serão investidos mais de R$ 15 milhões. Ainda, será construído um Centro Municipal de Esterilização, com aporte da Unidep de R$ 920 mil.

Reformas

Sete UBSs serão reformadas, cinco na cidade e duas no interior do município.

Com um investimento de R$ 634.382,23, entre convênio com o Governo do Estado e contrapartida do município, as UBSs dos bairros São João, São Cristóvão, Pinheirinho, Fraron e do Distrito de Nova Espero serão reformadas

Já as UBSs do bairro Bortot e da comunidade São Caetano e parte da do Distrito de Nova Espero, serão custeadas pelo convênio com a Unidep, totalizando um investimento de cerca de R$ 317 mil.

Serão realizados serviços de pinturas internas e externas, troca de pisos, esquadrias, portas, reparos e impermeabilização das paredes, entre outras melhorias.

Emendas

Já por meio de emendas impositivas da Câmara de Vereadores de Pato Branco, estão sendo investidos R$ 2.269.254,29 em obras, reformas, aquisição de equipamentos, de veículos, custeio de programas e ações voltadas para a saúde.