NotíciasTecnologia

A Prefeitura de Pato Branco apresentou mais uma etapa do projeto Pato 360°, o cercamento eletrônico, com a ampliação dos pontos e câmeras de monitoramento na cidade. O ato foi realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, juntamente com a empresa pato-branquense Proc Group, parceira do projeto.

Agora são cerca de 68 pontos estratégicos, envolvendo todas as entradas e saídas do município, com 250 câmeras. Destas, algumas possuem o sistema de reconhecimento facial e outras o sistema de reconhecimento de placas de automóveis. Esta foi a terceira etapa do projeto. As próximas, visam parceria com empresas locais no monitoramento e monitoramento na área rural.

“O projeto tem como objetivo auxiliar na segurança pública de Pato Branco com o uso da inteligência artificial, além facilitar o trabalho das forças de segurança, Polícias Militar e Civil”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti.

A apresentação foi realizada na noite desta segunda-feira (21) no Auditório do CAIC, no bairro Planalto, com a presença de alunos, moradores do bairro, da vice-prefeita, Angela Padoan, do vereador e vice-presidente do Legislativo, Dirceu Boareto, do Comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Guido Benjamin dos Santos, do delegado-chefe da 5ª SDP, de Pato Branco, Helder Lauria, servidores e secretário municipais.

“Estamos fortalecendo a segurança da nossa população através da tecnologia, além de auxiliar as forças armadas no combate à criminalidade. Já temos relatos de sucesso do trabalho das polícias com o auxílio dos sistemas de reconhecimentos, tanto de placas quanto facial”, ressalta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “Através da tecnologia queremos melhorar a segurança dos pato-branquenses, melhorar a vida das pessoas, a qualidade da entrega dos serviços para a população”, completa.