NotíciasParque Tecnológico

Na ocasião, também foi realizado o lançamento do projeto de robótica Robot

Mais de 1,5 mil pessoas puderam conhecer as ações desenvolvidas dentro do Parque Tecnológico de Pato Branco, com a primeira edição do Open Park. Realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foram dois dias de evento, sexta-feira (3) e sábado (4), dentro da programação de aniversário do município, que contou também com palestras, visitações e exposições.

“Abrir as portas do Parque Tecnológico para a população vai muito além delas conhecer o que aqui é realizado, é envolver a população nas nossas ações, colocar elas em contato com os projetos e grupos desse ecossistema, a fim de incentivá-los nesse universo da Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura. Também é fortalecer ainda mais o porque somos uma cidade inteligente, uma cidade conectada”, frisa o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti.

O Parque ficou aberto na sexta das 8h às 12h, das 13h30 às 17h e das 18h30 às 21h30. Já no sábado, as portas abriram às 13h30, ficando até às 21h30. Foram realizadas exposições de profissões do futuro, projetos da prefeitura, observações do céu, espaço astronômico, mostra de games, universidades, sala cosplay e teatro, estufa urbana, Sebrae Lab, espaço idoso tech, lixeira inteligente, laboratório de robótica e cabine de fotos.

Ainda, no sábado o coordenador de Transformação Digital e Inovação da Celepar, Bruno Loyola, abordou sobre as novas tecnologias, abrindo o Pitch de Empresas de Tecnologias e os relatos de empresários.

Projeto de robótica

Na ocasião, também foi realizado o lançamento do projeto de robótica Robot, que consiste na implantação dos Laboratórios de Tecnologia e Robótica na região Sudoeste do Estado. O ato contou com a presença da deputada federal Leandre Dal Ponte e do gerente de projetos da Fundação Araucária, professor Nilceu Jacob Deitoz.

“O projeto propõe ações conjuntas que contemplam as modalidades de pesquisa científica, tecnológica, aprimorando o raciocínio lógico, analítico e dedutivo dos alunos, com a promoção do entendimento da tecnologia e do seu uso”, explica o secretário.

Serão implantados dois laboratórios de robótica. Um fixo em Pato Branco e outro itinerante, que vai percorrer escolas de 14 municípios da região. Será investido R$ 1 milhão no projeto, beneficiando mais de 5 mil alunos.

O projeto é resultado de uma parceria entre Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Fundação Araucária e a deputada Leandre.