NotíciasSaúde

Cerca de 100 idosos participaram, na manhã desta quarta-feira (17), de uma ação promovida pela Secretaria de Saúde de Pato Branco, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, alusiva ao Novembro Azul e Vermelho, no CEU das Artes. A atividade ainda lembrou as atividades do Outubro Rosa, que foram canceladas no local, mês passado, devido às chuvas, e contou com caminhada.  

“O Novembro Vermelho é alusivo à prevenção do câncer de boca e o Novembro Azul, como anualmente a gente já faz, é a prevenção das doenças que mais acometem os homens”, destaca a enfermeira chefe do Setor de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Janine Pessotto. “Os homens, muitas vezes, pensam só no câncer de proposta, mas a gente foca bastante em doenças cardiovasculares, em doenças sexualmente transmissíveis, excesso de tabagismo, promoção de vida saudável e exercícios físicos. E o Novembro Vermelho, em parceria com o Hospital do Câncer, é sobre a identificação precoce de lesões buscais que causam o câncer de boca.”

Dentro desse foco, e para prevenção e diagnóstico precoce, foram ofertados nesta manhã avaliações e orientações odontológicas, nutricionais e farmacêuticas, aferição de sinais vitais e glicose, testagem rápida de HIV, sífilis, Hepatites B e C e atividades físicas.

Além disso, durante todo este mês, as unidades de saúde atenderão com horário ampliado para consultas médicas e odontológicas. É necessário entrar em contato com a unidade de referência para saber em quais dias estará funcionando com horário estendido.

A próxima ação voltada a todo o público será no dia sábado, dia 20 de novembro, na Praça Presidente Vargas, das 8h às 14h, onde serão oferecidos os mesmos serviços.  

São parceiros das ações a Unidep, Associação Comercial e Empresarial Pato Branco (ACEPB), CEU das Artes e Hospital do Câncer.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário