NotíciasSaúde

A Administração Municipal de Pato Branco inaugurou na manhã desta segunda-feira (26), uma nova Unidade Sentinela Covid. Localizada na Associação do Bairro Cristo Rei, ela substituirá os serviços que já eram oferecidos na Unidade Sentinela Novo Horizonte, que a partir de agora ficará na retaguarda dos atendimentos, com leitos disponíveis para casos graves.

A Associação foi equipada para fornecer todo o atendimento adequado aos casos covid. A mudança foi possível a partir de uma formalização entre a Administração Municipal de Pato Branco e a Associação de Moradores do Bairro Cristo Rei.

No local foi montada uma estrutura ampla com estacionamento lateral pavimentado e salas de consultórios internos, capazes de abrigar toda a oferta de serviços voltados aos pacientes com sintomas gripais. Além disso, a unidade fica mais próxima à UPA.

Serão oferecidos no espaço acolhimento, consulta de enfermagem, consulta médica, dispensação de medicamentos, testagem para covid, etc.

“Esse espaço foi cedido temporariamente pela Associação e fica mais próximo da UPA, tendo um acesso mais facilitado para toda a população, visto que, pra chegar, basta seguir pela Rua Tocantins até a Rua Antônio Ascari”, explica o chefe da Divisão de Atenção a Saúde Max Dobrovolski.

Segundo ele, a mudança permitirá que a unidade do Novo Horizonte seja preparada e adequada para ter capacidade hospitalar instalada. “Isso deixará o município com estrutura de retaguarda de leitos caso haja uma nova onda de transmissão do vírus, considerando ainda que as variantes circulantes tem alta transmissibilidade. Por isso é importante que o município esteja preparado para um momento de crise sanitária.”

A recomendação é para que todas as pessoas que apresentem sintomas gripais busquem a Unidade Sentinela na Associação do Bairro Cristo Rei ou vão à UPA.

A Unidade fica na Rua Antônio Ascari, 465, e funciona das 7h30 às 19h.