AeroportoNotícias

A primeira fase será executada com recursos próprios

O Governo Municipal de Pato Branco anunciou na última sexta-feira (29) a ampliação das cabeceiras do aeroporto Juvenal Cardoso. O ato, realizado pelo prefeito Robson Cantu, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Muller, foi no gabinete do prefeito, com a presença de vereadores, secretários, servidores e a imprensa.

“Vamos preparar o aeroporto para o futuro. Pato Branco vai continuar seu projeto visando um aeroporto 4C, para que daqui há 10 anos não tenhamos que mudar e investir novamente por falta de planejamento”, explicou o prefeito.

O plano de trabalho para os serviços de ampliação serão em fases. Na fase 01, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, serão ampliadas as duas cabeceiras.“Nesta fase estamos pensando primeiro em aumentar as opções de voo para quem precisa. Voos de Pato Branco a São Paulo, especificamente Congonhas, nos levando diretamente a um dos lugares mais movimentados do País onde tudo acontece, e nós temos uma grande demanda em relação a isso.”

Na fase 02 serão alteradas as laterais, onde o projeto se torna mais complexo em função das desapropriações e indenizações nos arredores  “as pessoas que tem empreendimentos lá, precisam ser valorizadas e ter essa restituição por parte do Município. Existem indenizações pendentes de 10 anos atrás que precisam ser resolvidas agora, e não depois. Esse é um compromisso do prefeito.”

Na fase 03 será feita a ampliação da pista para 2.600 metros e o novo terminal, chegando a classificação de aeroporto 4C. “Daqui há 10 anos, o aeroporto de Chapecó, considerado um 3C, não comportará mais essa classificação. É importante que nós tenhamos planejado a sequência das obras do nosso aeroporto por fases”, conclui Claudio Mullher.

Conforme o prefeito, os investimentos serão com recursos próprios, mas já há tratativas para o recebimento de recursos do Governo Federal. “Nós vamos aumentar a cabeceira, de número sete, com o dinheiro do município de Pato Branco. Vamos economizar em outras questões e investir no que é prioritário para a retomada da economia”, complementa.

Usina de Asfalto

Na ocasião o prefeito também falou sobre a implantação da usina de asfalto no município.

“Essa é uma promessa de campanha e, como vocês sabem, sou uma pessoa que gosta de pensar grande. E eu sei que o setor público trava muitas coisas. Mas pode ter certeza de que, com vontade, ideias e planejamento, vamos realizar a usina de asfalto com certeza”, salienta. O Governo Municipal está fazendo os levantamentos e projetos para a implantação.