Esporte e lazerNotícias

Para marcar o encerramentos das aulas de taekwondo deste ano, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizou na noite da quarta-feira (15) o Festival Interno de Taekwondo, reunindo alunos, pais e familiares para o kyokpa, quebramento de tábua, e apresentações. 31 alunos, dos 38 que frequentaram os treinos, apresentaram o que foi trabalhado durante os últimos seis meses.

“O festival foi uma forma de apresentar para os pais, e demais convidados, o que trabalhamos com as crianças nos treinos. Foram apenas seis meses de aula, duas vezes por semana, e eles mostraram todas as técnicas, com precisão nos golpes, tudo dentro do limite de cada um”, explica o professor Rafael Sales.

Além do kyokpa, que representa a superação e o desafio de cada aluno na quebra da tábua, os atletas também apresentaram o poomsae, que são movimentos de ataque e defesa contra um oponente imaginário, onde trabalha memória, postura e firmeza nos movimentos, e luta com e sem contato, respeitando as divisões de idade e peso.

Todos os atletas foram premiados com medalhas.

As aulas de taekwondo entraram para a grade de atividades da Secretaria este ano. Devido à pandemia da covid-19, os treinos iniciaram somente no segundo semestre de 2021, seguindo os protocolos sanitários de enfrentamento.

Para a mãe Cássia Regina Pszybysz, o projeto de lutas do município é um dos melhores, “está ensinando aos nossos pequenos o respeito, a disciplina e a organização”. Ela conta que a pequena Maria Eduarda Julianoti está encantada com o mundo das artes marciais. “ O professor ensina eles e os diverte ao mesmo tempo. Parabenizo o professor Rafael Sales, pela paciência e comprometimento com os nossos filhos”.

Conforme o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche, a expectativa para o próximo ano é de expandir a modalidade. “Iniciamos o projeto este ano é já um dos mais procurados. Nosso objetivo para 2022 é ampliar, abrir mais turmas, levando ainda mais esporte para a comunidade pato-branquense”.