NotíciasSaúde

Nesta terça-feira (31) é celebrado o Dia Mundial Contra o Tabagismo. A Secretaria Municipal de Saúde vem divulgando as medidas de sensibilização sobre o tabagismo que são praticadas em Pato Branco. O tratamento é especializado e gratuito, disponibilizado pelo Município.

É oferecido o apoio através de sessões terapêuticas, em grupo ou individuais, onde o paciente interessado em parar de fumar é conduzido à mudança de comportamento por profissionais como médicos e enfermeiros habilitados e treinados.

O trabalho é feito por meio de tratamento com terapia cognitivo-comportamental que visa transformar realmente o hábito, explicando estratégias para lidar com o vício, tanto para abandoná-lo quanto para a manutenção. Quando necessário, são fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, os medicamentos para auxiliar o paciente, além de goma e adesivo para reposição de nicotina.

Os pacientes podem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros e do Centro.

“Estudos comprovam que o paciente precisa estar estimulado a abandonar o vício e principalmente, mudar o comportamento, que é o foco dos grupos de acompanhamento” reforça a chefe do setor de programas especiais, Janine Pessotto.

O processo que conta com este acompanhamento foi idealizado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) que comprova na prática a eficácia do método. De acordo com o INCA, o tabagismo e a exposição passiva à fumaça estão relacionados ao desenvolvimento de mais de 50 doenças, como vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório e doenças cardiovasculares.