NotíciasSaúde

O trabalho é desenvolvido em parceria com os cursos de Fisioterapia e de Psicologia do Unidep

A infecção causada pelo SARS-CoV-2 (Covid-19) se comporta de maneira muito individual. Em alguns pacientes os sintomas são leves, em outros são mais severos. Assim também é com o processo de recuperação, alguns mais rápidos, já outros necessitam de mais cuidados.

Buscando fortalecer a recuperação dos pacientes que contraíram a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco está disponibilizando atendimentos com psicólogos, para quem tenha interesse, e com fisioterapeutas, para quem necessitar. O trabalho é desenvolvido em parceria com os cursos de Fisioterapia e de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep).

“O objetivo é dar esse suporte às equipes e ao paciente em recuperação”, explica o diretor de Vigilância da Saúde, Rodrigo Bertol, sobre os atendimentos disponibilizados para o pós-covid. Também frisa que a parceria com a entidade de ensino é uma forma de não deixar a população desassistida.

A gerente de Equipe Multidisciplinar e Academia da Saúde, Adelaide Johan Gomes da Silva, enfatiza que as sequelas em relação à Covid-19 são diversas, mas há questões psicológicas muito relevantes, “que precisamos olhar com muito cuidado”. O atendimento com psicólogos, o paciente manifesta interesse, em triagem com a equipe de Saúde, ou os profissionais indicam, e é encaminhado.

A fisioterapeuta da equipe Multidisciplinar do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Elisangela Lourdes Artifon Zanatta, explica que o atendimento de fisioterapia é feito em visita domiciliar, com avaliação e alguns exercícios simples.