NotíciasSaúde

Expectativa é, até o final da campanha, atingir 90% dos grupos prioritários

Inicia na próxima segunda-feira (4), em Pato Branco, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). Será realizada em duas etapas, com a primeira atendendo idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. Posteriormente, os demais públicos.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Emanoeli Stein, os idosos devem ir até a sala de vacina mais próxima. Já os trabalhadores de saúde serão escalonados por ordem de prioridade, “em virtude do baixo quantitativo de doses recebidas para este público”, iniciando pelos da área hospitalar, em seguida da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Atenção Primária à Saúde.

“Assim que recebermos mais doses, estenderemos aos demais trabalhadores de saúde da rede pública e privada. Para os trabalhadores de saúde prioritários as ações ocorrerão nos próprios locais de trabalho,neste momento”, ressalta Emanoeli.

Junto será realizada a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. De acordo com a coordenadora, neste momento serão trabalhadores de saúde de maneira seletiva. “Ou seja, atualização do esquema vacinal contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. Todos, independente da faixa etária, devem ter realizado 2 doses da vacina Tríplice Viral, descrita em carteira de vacina como MMR, SCR ou Tríplice Viral. Caso não conste as 2 doses, orienta-se a vacinação”.

Os documentos necessários para a imunização são documentos pessoais, com foto, e carteira de vacina. Para a ação, as salas de vacina dos bairros atenderão das 8h às 11h e das 13h às 16h15. Já a sala de vacina central das 7h às 17h.

Esta primeira etapa segue até o dia 02 de maio. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco é, até o final da campanha, atingir 90% dos grupos prioritários.

“No Brasil em 2021, as regiões Sul e Sudeste foram as mais acometidas por vírus respiratórios, sendo a Influenza A, a H3N2, detectável. 537 óbitos ocorreram por Influenza A. Em Pato Branco, houve 10 casos positivos para influenza A, mas não houve óbitos. Este fato pode estar associado a baixa cobertura vacinal no mesmo ano”, destaca Emanoeli.

Demais públicos

As campanhas seguem até junho, abrindo gradativamente aos demais públicos do grupo prioritário.

A segunda etapa inicia no dia 03 de maio e segue até o dia 03 de junho.

Serão contemplados crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, portadoras de deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário e de cargas, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, PPL e jovens em medidas socioeducativas.