Direitos da criança e do adolescente

O combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes é o tema da campanha “Faça bonito” realizado pelo Município de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Assistência social, junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foi realizada nesta segunda-feira (23) a blitz de conscientização em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Com o retorno das aulas nas escolas o número de denúncias aumentou, já que a rede de ensino ainda é o principal local de revelação espontânea por parte das crianças e adolescentes. É importante lembrar que todos os cidadãos têm a responsabilidade de reportar qualquer suspeita aos orgãos competentes, podendo reforçar a rede de proteção e combater essa violência.

Familiares, vizinhos e professores são as principais pessoas que formam essa rede de proteção com o papel de dar suporte e legitimar a fala da criança e do adolescente, facilitando a recuperação da vítima e a superação do trauma.

É preciso estar atento pois qualquer sintoma físico como hematomas e lesões, bem como uma mudança de comportamento podem significar um alerta.

As denúncias podem ser feitas pelo disque 100 ou diretamente para a polícia e conselho tutelar.