Assistência SocialNotícias

A Secretaria de Assistência Social, junto do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Pato Branco, promoveu na manhã de sábado (4), o Dia D da Pessoa Com Deficiência, na praça Presidente Vargas.

O objetivo foi chamar a atenção da comunidade para a inclusão e mobilidade das pessoas com deficiência. Para isso, foram disponibilizadas cadeiras de rodas para que a população experimentasse o que é ter a mobilidade reduzida.

“Dentro de Pato Banco temos quase 28 mil pessoas com deficiência, segundo dados do IBGE, de 2020. Então imagine o quanto cresceu de lá pra cá. E aonde estão essas pessoas? Queremos tirá-las da invisibilidade e inseri-las na comunidade”, destacou a presidente do Conselho, Angélica Oliveira, que também entregou ao prefeito Robson Cantu, um documento com ações para o município.

Hoje, Pato Branco disponibiliza de um centro de reabilitação que fornece o acompanhamento a pessoas com deficiência. Ele atende por meio do Sistema único de Saúde (SUS) e fornece órteses, próteses, além de atendimentos especializados com psicólogos e fonoaudiólogos.

Segundo a secretária de Assistência Social Luana Varaschim Perin, esses trabalhos se somam com o de outras pastas e necessita de debate contínuo para a promoção destas pessoas.

“Temos que, enquanto sociedade, promover a inclusão e autonomia das pessoas com deficiência. A Secretaria de Assistência Social tem isso como um dos seus objetivos, trabalhando com a família e com a pessoa, a fim de que seja incluída, de fato, na sociedade”.