Assistência SocialNotícias

Com a chegada das frentes frias e as constantes mudanças climáticas, especialmente chuva e neblina, a equipe da Secretaria de Assistência Social está reforçando as ações de acolhimento para pessoas em situação de rua no município.

Embora sejam realizadas buscas ativas rotineiras pelo Serviço de Abordagem, nesta época do ano a atenção redobra e o auxílio da população é essencial.

“Embora a Assistência Social realize a busca ativa daqueles que necessitam de ajuda, é sempre valorosa a ajuda da população, especialmente porque há pessoas chegando a todo momento no município, seja com ânimo de passagem ou de forma permanente. E uma forma de ajudar as mesmas, tirando-as da rua, é acionado a Assistência Social para realizar a acolhida”, salienta a secretária municipal de Assistência Social, Luana Varaschim Perin.

A Abordagem Social atende das 8h às 22h, podendo ser acionada pelo telefone ou WhatsApp, nos números (46) 99108-4457. também das 8h às 17h30, diretamente na Assistência Social, pelo (46) 3225-5544. São disponibilizados, pelo município ou instituições parceiras, serviços de acolhimento com espaço adequado e seguro para pernoitar, realizar a higiene pessoal e alimentação.

“O município não possuía o serviço de abordagem social, conforme tipificado em legislação federal. Esse serviço foi implementado pelo nosso prefeito Robson Cantu, como forma de dar dignidade e respeito a essa camada da população”, afirma Luana.

A secretária também reforça a importância de que ao identificar uma pessoa em necessidade não se dê esmola. “A esmola, mesmo sem esta intenção, acaba contribuindo para mantê-la nas ruas, expostas a todos os tipos de violência e até à dependência química”. Encaminhado para as Abordagem, essas pessoas recebem atendimento de profissionais especializados, fazendo com que elas superem o momento de vulnerabilidade.