Limpeza públicaNotícias

Medida deve dar segurança aos moradores e contribuir para o fluxo do córrego.

Limpeza começou na tarde de segunda-feira.

O Rio Ligeiro começou a receber o desassoreamento no fim da tarde de segunda-feira (3), no Bairro Santa Terezinha. Além dos alagamentos, a vegetação que cresceu no local abrigava animais que invadiam as casas e colocavam em risco a saúde da população. A manutenção, feita pelo Departamento de Limpeza da Administração Municipal de Pato Branco, deve dar segurança aos moradores e contribuir para o fluxo do córrego.

Neuzair de Jesus Sangaletti, de 57 anos, que mora ao lado do rio com os dois filhos, disse que o problema se estendia há quatro anos, desde quando começou a solicitar melhorias.

“Entrei com protocolo, fiz pedido para os vereadores e ninguém nunca se interessou em vir fazer (…) Tem cobra, tem mosca azul, tem rato, e a minha casa está desbarrancando porque fizeram mal feita a canalização'”, conta.

Segundo ela, há 15 dias ela solicitou ao prefeito Robson Cantu que fizesse a obra e ficou surpresa com a celeridade.

“Eu pensei que ia ficar esperando mais três, quatro anos, que nem estava esperando. Estou muito feliz. Agradeço o prefeito que foi ágil e isso aqui vai me ajudar muito.”

Objetivo é atingir toda a extensão do Rio Ligeiro em sua área aberta,

A obra total contempla quatro etapas. A primeira é a retirada da vegetação que se acumulou devido ao assoreamento; a segunda, a retirada da terra; a terceira, o pente fino sob os blocos de concreto; e a última é a canalização do rio.

O projeto é parte de uma obra maior do Departamento de Limpeza que irá fazer o desassoreamento do Rio Ligeiro em toda a extensão da área aberta, partindo dos bairros da Zona Sul do município, para os bairro Santa Terezinha e Bortot.

Outras limpezas

Além do desassoreamento e das limpezas gerais na cidade, esta semana estão previstas a retirada dos entulhos do Bairro Alvorada, cortes de grama nas escolas e no CMEI Alvorada, limpeza na Avenida Tupy (Zona Sul) e a manutenção do aeroporto e Parque Alvorecer.