NotíciasObras e Urbanismo

A Administração Municipal de Pato Branco, através da Secretaria de Engenharia e Obras, interrompeu a execução da obra da bacia de contenção do bairro Bonatto para revisar o projeto.  “A obra estava sendo executada diferente do que foi planejada, conforme exigência do Ministério da Integração Nacional”, explica o secretário de Engenharia e Obras, Vladimir Ferreira, o Guga. O objetivo é fazer uma análise detalhada do que já está realizado, com relação ao projeto aprovado.

“Há diferença entre o que o projeto apresenta e o que foi executado. Com isso, para não comprometer e pôr em risco a estrutura e as pessoas, optamos em interromper os serviços e junto com o engenheiro analisar, revisar e atualizar o projeto para retomar e concluir a obra”, pontua o secretário.

A obra iniciou ainda no ano de 2016. No mesmo ano teve o convênio interrompido pelo Ministério da Integração Nacional, em virtude da transição presidencial do Governo Federal. Em 2018, o então prefeito retomou a construção, passando a ser executado pela equipe da Secretaria de Engenharia e Obras.

Já foi realizada a limpeza parcial interna da bacia, construída parte da barragem e do vertedouro de vazão. Entre as alterações, Guga destaca que há necessidade de reestruturar o vertedouro, “não confere com o do projeto”, aumentar a barragem em aproximadamente 1,20 metro e executar uma canalização aberta de saída em 150 metros, além dos acabamentos e limpezas.

Conforme o projeto, será construído o reservatório de cheias (bacia de contenção) e a canalização do Rio Ligeiro, totalizando 54.700 metros quadrados de área, incluindo a barragem em terra com 250,30 metros de extensão e 33 metros de largura. Com altura de 6,70 metros, a estrutura terá capacidade para 267,6 milhões de litros de água.

“Nos comprometemos em finalizar esta importante obra para o município e vamos fazer. Estamos buscando todas as soluções para agilizar e concluir o quanto antes, com segurança e qualidade”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “No início deste ano comentei que em torno de 120 dias a obra estaria concluída, pois acreditava que o projeto estava em condições de ser executado. Porém, ao longo dos estudos, chegou-se à conclusão da necessidade de revisão”, complementa Guga. “Sobre o prazo de conclusão da obra, saberemos somente após a revisão do projeto, mas queremos que dentro de todas as possibilidades, seja até o final do ano”.