DesenvolvimentoNotícias

O curso promoveu a qualificação profissional e estimulou a reinserção de profissionais no mercado de trabalho na área de movelaria

Em uma parceria entre a Administração Municipal de Pato Branco e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), 15 pessoas receberam o certificado de qualificação profissional em marcenaria.  O ato, que encerrou o curso, foi realizado na noite desta quinta-feira (09).

Denominado “O Futuro Profissional”, o curso promoveu a qualificação profissional e estimulou a reinserção de profissionais no mercado de trabalho na área de movelaria, com o objetivo de capacitar, gerar empregos e fortalecer o setor industrial local, promovendo crescimento econômico para o município.

A formação foi 100% gratuita, com uma carga horária de 160h, sendo a parte prática profissional realizada na escola de Marcenaria, da Prefeitura de Pato Branco.

“Há uma grande demanda por mão de obra profissional e qualificada no setor moveleiro do nosso município. Essa foi uma das nossas primeiras ações para atender inúmeras empresas, de pequeno a grande porte, que necessitam desses profissionais”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

A parceria com o Senai foi por meio das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, através da Agência do Trabalhador. A certificação tem o registro no Código Brasileiro de Ocupação (CBO) e validade em território nacional.

Durante o curso, os profissionais além de competências técnicas de produzir, montar e instalar móveis e esquadrias de acordo com normas técnicas, de saúde, de segurança, de qualidade, ergonômicas e ambientais também receberão formação de cidadã que prepara o profissional para lidar com as emoções pessoais e profissionais, liderança, empreendedorismo e gestão.

“Pato Branco está com muitos projetos em andamento e tem muita coisa boa acontecendo além dessa formação estamos desenvolvendo o projeto ‘Qualifica Pato Branco’ que irá capacitar centenas de profissionais e inseri-los no mercado de trabalho, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, gerar emprego e renda e atender a demanda de mão-de-obra qualificada necessária para os diversos setores”, conclui o prefeito.