Bem-estar animalNotícias

A Administração Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, irá retomar as castrações de cães e gatos gratuitas por meio do Programa Municipal de Bem Estar Animal (Probem). O objetivo é atender animais de rua, de ONGs, adotados em feiras de adoção ou que sejam de pessoas em situação de baixa renda.

“A principal meta com a castração é evitar a superreprodução de animais, além de evitar doenças futuras, como o câncer de útero e de mama nas fêmeas”, apontou o médico veterinário e responsável técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Fabiano Alves da Silva.

Para ser contemplado, é necessário realizar um cadastro junto à Secretaria do Meio Ambiente. Pessoas que fizeram o cadastro anterior a 2020 precisam renovar os dados. Pessoas de baixa renda devem apresentar o CadÚnico; pessoas que adotaram o animal, o comprovante de adoção.

Se enquadrado nestes critérios, o animal da pessoa passa a ser contemplado e ganha gratuitamente a castração. O programa é apenas para cães e gatos.

A iniciativa é realizada por meio de uma parceria público-privada com uma clínica veterinária contratada pelo município e faz parte de um Termo de Ajustes de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público (MP). A castração deve iniciar até o fim de junho.

A Secretaria do Meio Ambiente está localizada em sala anexa à Prefeitura de Pato Branco, Rua Caramuru, 271, Centro, e pode ser procurada das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Ampliação dos serviços

Na sexta-feira (18) pela manhã, o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, assinará a homologação da licitação para ampliação dos serviços. O valor é de R$ 946.672,58, que devem ser empenhados em uma clínica veterinária que ofereça os atendimentos.

O objetivo é que, além das castrações, sejam oferecidos pelo Probem atendimentos veterinários de orquiectomia, ovariosalpingohisterectomia, chipagem, captura e remoção de animais, exames de Raio-X, atendimento a animais atropelados e fraturados para promoção do bem-estar animal.

As ações devem ocorrer durante o ano, além de passar a ser oferecido ao município atendimentos de urgência e emergência a estes animais.