“Diante de tantos refugiados vindos e indo para qualquer parte do mundo, é a hora de abrir as portas e quebrar as barreiras que separam gerações e raças, vamos fazer uma única corrente de solidariedade e provar o quanto somos humanitários.” Reinaldo Vasconcelos Pereira.

Monumento intitulado “Acolhimento” do escultor pato-branquense Kalu Chueiri.

Descrição da Obra: Figura masculina, com traços fisionômicos ucraniano, como referência o Professor Nestor Ostapiv (180cm de altura) em pé, com os braços erguidos em sinal de agradecimento, olhando para o horizonte, representado a perspectiva de futuro na nova terra.  A figura feminina sentada, com traços fisionômicos caribenho, representando as etnias Haitianas, Venezuelanos, Cubanos, etc; (160cm)  com a figura de um pato que é símbolo da cidade nas suas mãos, representando o nome da cidade que os acolhe,  sendo observada pela figura infantil de uma criança (100cm), que irá crescer aqui simboliza a inocência e os sonhos de um futuro melhor.

Técnica: resina marmorizada com textura de resina impermeabilizante. Banco e base confeccionados em metal.

Este monumento, inaugurado em 11 de junho de 2022, pela Prefeitura Municipal de Pato Branco, por meio do Departamento de Cultura, ao receber o diplomata ucraniano, ex-embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko e sua esposa Fabiana Tronenko, é uma homenagem da atual gestão da Administração Municipal a todos os povos e culturas que aqui habitam, fazendo de Pato Branco uma cidade multiculturalista, que respeita as diferenças e se desenvolve cada vez mais em todas as áreas de atuação, aprendendo uns com os outros.

A população de Pato Branco foi formada por sua maioria de cablocos brasileiros, imigrantes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com emigrantes italianos, alemães, poloneses e italianos. Recebeu nos últimos anos, pessoas refugiadas devido as guerras ou em busca de um futuro melhor. Em breve, devido ao confronto vivido na atualidade, receberemos famílias ucranianas que aqui construirão um novo capítulo em suas vidas.

Sejamos pessoas humanas que acolhem e unem nações, que ajudam as outras pessoas que abandonaram tudo e deixaram amigos e familiares por uma vida melhor.

Conforme o dicionário, a palavra acolhimento quer dizer a forma como se recebe ou se é recebido; hospitalidade; hospedagem; refúgio; abrigo; proteção. E assim nossa cidade foi, é e será para todos os povos que aqui vierem se refugiar, morar, estudar, trabalhar. Pato Branco, cidade que avança e trás dignidade para todos.