Sem categoria

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, novamente foi reconhecido pelas ações da municipalidade que utilizam a tecnologia para atender as demandas da população,assim como pelo estímulo à vocação inovadora e ao empreendedorismo local. Desta vez, ele recebeu o prêmio Prefeito Inovador 2015, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), no 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, ocorrido em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Este é o segundo prêmio que Zucchi conquista desde o início do mandato. Em 2013, foi vencedor da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com o melhor projeto do Paraná, também envolvendo a área de tecnologia. Agora, com o prêmio Prefeito Inovador 2015, Pato Branco passa a ser caracterizada pela Rede Cidade Digital como um município conectado com o mundo, dispondo de uma gestão moderna e inovadora, voltada ao processo de desenvolvimento.

Para Zucchi, o reconhecimento demonstra a efetividade do planejamento executado pela Administração Municipal, que conta também com a adesão da comunidade. “Esse prêmio é um reconhecimento a Pato Branco como uma cidade inovadora, com a participação efetiva da população no desenvolvimento, apoiando todas as nossas iniciativas. Conquistamos mais um passo para consolidação de Pato Branco como um centro de disseminação da tecnologia e da inovação”, destacou Zucchi.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, salientou que a postura inovadora da Prefeitura ocorre de forma integrada em todas as áreas da Administração Municipal. “Além de incentivar a municipalidade e a iniciativa privada, o prefeito Zucchi propõe muitas ações pela melhoria da gestão pública, sobretudo para a Educação e Saúde. Esse prêmio demonstra o potencial de Pato Branco como cidade inovadora e inteligente, que se destaca cada vez mais no ambiente nacional e serve de modelo”, ressaltou.

Neste ano, Pato Branco foi reconhecido pela revista Exame enquanto a 39ª cidade mais inteligente do Brasil, a 4ª entre as cidades com até 100 mil habitantes.  Em outro estudo, divulgado pela revista IstoÉ, o município foi indicado como uma das melhores cidades do Brasil, garantindo a 25ª posição no ranking geral entre cidades de médio porte.

De olho no futuro

Desde 2013, a Prefeitura de Pato Branco executa um planejamento estratégico para fortalecer o ambiente tecnológico e aproximar a tecnologia do dia a dia dos pato-branquenses. Além da criação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, a municipalidade instituiu programas que são referência, como é o caso do Clique Conhecimento, que oferta tablets educacionais aos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Educação.

Na área da segurança pública, o Programa Olhar Seguro monitora os principais pontos da cidade com câmeras de vigilância, em uma parceria com a Polícia Militar. Na Saúde, o sistema de prontuário eletrônico otimiza o trabalho da equipe médica, integrando todas as unidades de saúde. A inclusão digital também ocorre com o Wi-Fácil Pato Branco, com acesso livre à Internet na praça Presidente Vargas.Esses avanços foram possíveis graças à instalação da rede de fibra ótica nos departamentos municipais.

A inovação contemplou também a coleta de lixo e a limpeza pública, com a modernização do serviço através da instalação de contêineres, operação do aterro sanitário e aquisição de varredeira urbana automatizada.

Entre as ações da municipalidade também está a conclusão do Parque Tecnológico de Pato Branco, que receberá empresas e a Incubadora Municipal, em uma infraestrutura moderna para estimular a inovação. Outro diferencial da cidade é a Lei de Incentivo Tecnológico, criada pelo prefeito Augustinho Zucchi enquanto deputado estadual.

O evento

A programação do 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais segue até esta sexta-feira (20) e conta com a participação de gestores de 100 localidades e 11 estados. O secretário nacional de Inclusão Digital, Jefferson D’Avila de Oliveira, do Ministério das Comunicações, evidenciou que as experiências dos municípios contribuirão na efetivação de avanços significativos no que tange a execução de políticas públicas, assim como no novo plano de inclusão digital do Governo Federal.

“A conectividade tem a capacidade de transformar áreas essenciais, como é o caso da Educação e da Saúde, melhorando a vida das pessoas. Os municípios e a União devem aprender uns com os outros, implantando projetos que deram certo e estabelecendo as localidades enquanto cidades digitais”, ponderou o secretário nacional.

O diretor da Rede Cidades Digitais, José Marinho, destacou que ao reconhecer ações inovadoras, o congresso visa estimular a implantação de soluções que possam inspirar pequenos e médios municípios a investirem em tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento socioeconômico. “É a oportunidade dos gestores apresentarem seus projetos e mostrarem que a tecnologia pode contribuir na qualidade de vida dos cidadãos”, completou.

A solenidade realizada em Pinhais contou com a presença de prefeitos, deputados estaduais e demais autoridades do segmento tecnológico. Na ocasião, cerca de 15 prefeitos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram premiados. Os prefeitos escolhidos para receberem o prêmio foram definidos em fóruns regionais realizados nos três estados.

Realização

O 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem apoio da Associação dos Municípios do Paraná e das associações regionais de municípios. Além disso, conta com a parceria de governos federal, estadual, Ministério das Comunicações, UNDIME – PR, instituições, universidades, institutos de pesquisa, entre outros.