NotíciasTecnologia

Visando a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, a Administração Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou o Projeto Visão, o uso da inteligência artificial para pessoas com deficiência visual.

“O projeto mostra a importância da tecnologia para a saúde, dando autonomia para as pessoas com deficiência visual. Um projeto que vem para melhorar a qualidade e o conforto na vida das pessoas”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti.

O projeto contempla um óculos com um dispositivo que lê instantaneamente textos, telas, ou qualquer outra superfície, comunicando à pessoa o que está em sua frente. Também reconhece rostos, auxilia em compras, entre outras opções. O dispositivo, de tecnologia israelense, é desenvolvido pela OrCam.

O ato de apresentação foi na manhã desta sexta-feira (22), na Escola Municipal Rocha Pombo, com a presença de alunos deficientes visuais e professores de algumas instituições de ensino do município, além de convidados.

O coordenador do projeto e chefe da divisão do Desenvolvimento de Ciência Tecnologia e Inovação, Carlos Pontim, junto à diretora Kátia Bertol, explicaram que o próximo passo é fazer um levantamento sobre as pessoas com deficiência visual em todo o município, para poder fazer a aquisição do dispositivo. Ainda, reforçaram a importância da tecnologia para auxiliar no ensino de pessoas com deficiência visual.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui dois alunos totalmente cegos e cinco com baixa visão.

“O nosso compromisso diante à Administração é buscar por alternativas que melhorem a vida do pato-branquense, dando condições à elas. Esse dispositivo auxiliará muito, especialmente na aprendizagem das nossas crianças”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.