Assistência SocialNotícias

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Pato Branco está realizando a atualização das famílias que possuem Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. As visitas domiciliares são feitas por servidores da Secretaria, devidamente identificados.

 

A atualização cadastral são das famílias incluídas no Cadastro Único que estão indicadas em algum procedimento de verificação de dados.

 

“Anualmente o Governo Federal realiza procedimentos de averiguação e revisão cadastral. Neste ano, além da averiguação, foi lançado a qualificação cadastral, englobando também cadastros de famílias unipessoais, aquelas que estão incluídas e contém apenas uma única pessoa”, explica Carlos Henrique Galvan Gnoatto, chefe do Setor do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

A qualificação cadastral foi em decorrência da pandemia da covid-19, com a implementação de novos programas sociais para contribuir com a renda das famílias e pessoas, como o Auxílio Emergencial, e posteriormente os novos valores disponibilizados através do Programa Bolsa Família, passando para o Programa Auxílio Brasil. “Houve uma demanda crescente na inclusão de famílias unipessoais no Cadastro Único para acesso ao benefício de transferência de renda da União, por isso a atualização”, complementa Carlos.

 

Caso a família seja indicada para atualização e ainda não tenha feito, poderá entrar em contato com a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próxima ou diretamente na Secretaria, com os documentos: carteira de identidade; CPF; carteira de trabalho (folha de pagamento caso alguma pessoa possua carteira assinada); título de eleitor; certidão de nascimento ou casamento; e comprovante de residência (preferencialmente a conta de luz).

 

“É importante ressaltar que essas ações de qualificação, consiste nas averiguações cadastrais de renda, das famílias unipessoais e na revisão dos dados cadastrados, propostas pelo governo federal, através do cruzamento de outras bases de informações da união com o cadastro único, como exemplo os registros da previdência e trabalho. Visam aprimorar cada vez mais os dados contidos nos registros cadastrais e assim, refletindo a realidade vivenciada pelas famílias, corrigindo os dados inconsistentes e tendo uma base de dados fidedigna, permanecendo às famílias que realmente possuem perfil de acesso aos programas sociais vinculados ao CadÚnico”, completa Carlos.

 

Mais informações sobre a atualização podem ser obtidas pelo telefone (46) 3225-5544.

 

Dados

No mês de abril de 2023, 10.051 famílias pato-branquenses estavam cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

Dessas famílias, havia uma distribuição conforme a renda per capita 1.134 famílias em situação de extrema pobreza, 1.916 famílias de situação de pobreza, 3.806 famílias de baixa renda e 3.849 famílias superior a meio salário mínimo.

 

Conforme o relatório disponibilizado no Sistema do Programa Bolsa Família (SIGPBF), 1.219 famílias estavam indicadas para a averiguação unifamiliar. Com a atualização, desse total 88 cadastros já foram excluídos, possivelmente, devido a irregularidades ou inconsistências encontradas.

 

Já em relação ao público da averiguação e revisão cadastral, estão indicadas para a atualização 1.307 famílias. 883 delas relacionadas a inconsistências de renda declaradas no Cadastro Único e 424 para a revisão cadastral.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário