NotíciasSaúde

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, assinou na manhã desta quinta-feira (09), o Termo de Compromisso do PlanificaSUS Paraná, programa do Governo do Estado do Paraná pelo fortalecimento da atenção básica de Saúde junto aos serviços especializados. Também assinaram o documento prefeitos e representantes dos municípios da 7ª Regional de Saúde, durante apresentação do programa no auditório da Unidep, em Pato Branco.

“Vivemos um ano difícil devido à pandemia e tivemos grandes perdas. Mas se neste momento conseguimos ter um sorriso no rosto foi devido aos nossos profissionais. Transformamos uma unidade de saúde em UPA e uma UPA em UTI. Conseguimos fazer um trabalho que se tornou referência e, agora, não pouparemos para fortalecer ainda mais nossa saúde”, destacou o prefeito Robson Cantu, que estava acompanhado da secretária de Saúde Liliam Brandalise e do chefe da Divisão de Atenção Primária Max Dobrovolski.

Representando o secretário do Estado da Saúde, Beto Preto, a coordenadora da Divisão de Atenção e Vigilância da Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), Maria Goretti, apresentou a metodologia do PlanificaSUS.

O programa consiste em uma estratégia de educação permanente dos profissionais de saúde, por meio da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e da metodologia da Planificação da Atenção à Saúde (PAS).

A metodologia da PAS consiste na capacitação das equipes técnicas e gerenciais, e agrega todos os profissionais que atuam com pacientes SUS desde o início da sua vida.Com isso, será qualificado os serviços de trabalho, integrando a Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH), com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

Dentro desse leque estão as linhas prioritárias, que devem ser elencadas a partir de um raio-x local, sendo voltadas à atenção materno infantil, saúde mental, saúde do idoso e saúde da pessoa com deficiência.

Enquanto projeto piloto, em 2019, o PlanificaSUS foi implementado na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado. Várias atividades foram realizadas na região e obtiveram sucesso, principalmente voltadas para a atenção aos idosos. Devido aos bons índices é que o PlanificaSUS chega agora a 361 municípios, quase totalidade do território paranaense (90,4%), incluindo Pato Branco.