O QUE É UMA
        
CIDADE INTELIGENTE?

 

  Uma Cidade Inteligente e Sustentável objetiva colocar o cidadão no centro do seu propósito, onde as tecnologias da informação e comunicação (TICs) poderão apoiar a vida sustentável, equilibrando seu desenvolvimento social, econômico e ambiental; engajando e incentivando seus cidadãos a participarem da vida pública e também cocriar futuros urbanos que atendam às necessidades e aspirações para si e para as futuras gerações, promovendo mais oportunidades de crescimento, pessoais e profissionais, incrementando também o desenvolvimento das empresas da cidade e região.

  Existem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para uma série de finalidades que permitem melhorar a prestação de serviços à população, prestação de contas públicas com mais transparência, utilizando a coleta e utilização dos dados para tomar decisões e aumentar o valor público perante o cidadão.

  Nesse contexto, as Cidades Inteligentes têm sido uma constante em todo mundo, e no Brasil já se observa movimentos nessa direção. Com histórico de iniciativas de Cidade Inteligente, Pato Branco é um município localizado no sudoeste do Paraná e destaca-se no Estado devido a diversas ações que a validaram como modelo de desenvolvimento científico e tecnológico para o Paraná e Brasil, contando com um forte Polo Tecnológico com mais de 365 empresas de Tecnologia, 126 indústrias de software, 34 startups de alcance nacional e internacional. A cidade possui um índice de desenvolvimento humano (IDH de 2010) de 0.782, sendo o 5º melhor entre as cidades do PR, colocando-se como a 3ª melhor cidade em qualidade de vida no Paraná e 11ª cidade com maior potencial de inovação do PR.

  Na gestão iniciada em 2021, um dos grandes eixos da prefeitura municipal é o Programa Cidade Inteligente e Sustentável, com a meta de figurar entre as 10 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil (entre 100 e 500 mil habitantes) e tornar-se referência nacional e internacional. Hoje, a cidade ocupa o 1º lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes e 66ª posição entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil no Ranking Connect Smart Cities 2021. Em 2022 a cidade foi escolhida pela ABDI entre as 12 cidades do Brasil a participarem do projeto piloto de implementação da Tecnologia 5G.

  A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável corresponde a um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientam os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável. Dessa forma, os projetos definidos para o Programa Cidade Inteligente e Sustentável estão conectados principalmente com o objetivo 11 da Agenda que trata de Cidades e Comunidades Sustentáveis.

 

  No programa Cidade Inteligente e Sustentável estão sendo elaborados projetos direcionados para a infraestrutura tecnológica e social de uma cidade em um trabalho coletivo com todas as secretarias municipais. Na infraestrutura tecnológica estão previstas várias provas de conceitos (POC’s) e projetos pilotos, com o intuito de posteriormente serem implementados na cidade, de acordo com a análise dos investimentos e benefícios para a população.

  No programa Cidade Inteligente e Sustentável estão sendo elaborados projetos direcionados para a infraestrutura tecnológica e social de uma cidade em um trabalho coletivo com todas as secretarias municipais. Na infraestrutura tecnológica estão previstas várias provas de conceitos (POC’s) e projetos pilotos, com o intuito de posteriormente serem implementados na cidade, de acordo com a análise dos investimentos e benefícios para a população.

DIMENSÕES DE UMA
        
CIDADE INTELIGENTE?

 

  Todos os projetos estão sendo pensados dentro das dimensões mais utilizadas nos conceitos mais recentes de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, considerando também os objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU para a agenda 2030. O Programa acontece em coletividade com todas as secretarias municipais de Pato Branco.

  A partir do mapeamento dos projetos que estão planejados e sendo executados pelas secretarias, foi elaborado um mapa onde cada secretaria contribui com as dimensões de uma Cidade Inteligente e Sustentável.

  A seguir serão descritos os projetos da infraestrutura social para a cidade de Pato Branco, e os projetos de infraestrutura tecnológica.

 

CENTROS DE
        
CIDADANIA

 

  Os Centros de Cidadania são parte do Projeto Cidade Inteligente e Sustentável em Pato Branco e estarão posicionados em locais estratégicos da cidade para atender a vários bairros ao seu entorno. Seu propósito visa a inclusão social e digital de todos os cidadãos, em um ambiente de Cidade Inteligente, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento, promovendo dignidade e sentimento de pertencimento a uma comunidade, estimulando o engajamento dos cidadãos em projetos sociais, educacionais, profissionais e tecnológicos. O objetivo é transformar realidades familiares através desses projetos, oferecendo oportunidades para cidadãos, principalmente crianças e adolescentes, terem maiores possibilidades em profissões atuais e aquelas que ainda surgirão em um breve futuro em diversas áreas.

Na estrutura estão previstos:

  • Totens interativos com acesso online aos serviços públicos da prefeitura e demais secretarias, visando facilidade e agilidade ao cidadão;
  • Salas digitais para atender diferentes públicos: crianças, adolescentes, adultos e idosos, oferecendo diversos conteúdos relacionados à tecnologias,
  • Sala multiuso para reuniões e workshops para discutir diversos temas relacionados à cidadania;
  • Coworking para pessoas que queiram estudar e trabalhar por um determinado período.

 

 

CENTRO
        
INTELIGENTE

 

OBJETIVO

  Criar um espaço de interação, informação e conectividade aos cidadãos e visitantes da Cidade de Pato Branco com diversas tecnologias instaladas em duas praças e no Centro de Cidadania.

BENEFÍCIOS

  Oferecer aos cidadãos e as pessoas que visitam a cidade de Pato Branco, locais onde esses possam acessar, por meio de totens interativos, diversas informações sobre a cidade, tais como, hospitais, restaurantes, hotéis, eventos, trilhas turísticas, etc, de forma rápida e fácil.

 

FASE 1: Praça Santos Dumont – Centro de Cidadania

        Na parte externa desse local poderão usufruir de um coworking ao ar livre com WiFi gratuito, local para pequenos eventos, por exemplo, música, teatro, workshops, estação meteorológica, bebedouro, uma unidade de eletroposto para carregamento de veículos elétricos. Na parte interna terão acesso aos serviços públicos online por meio de equipamentos instalados e disponíveis para a população, aulas de informática, espaço coworking e sala multiuso.

FASE 2: Praça Getúlio Vargas – Casa Temática

AMBIENTE

  • CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO RURAL – PATO ROTAS DO CAMPO

 

OBJETIVO

Proporcionar um código que se característica como um endereço para o proprietário da área rural e disponibilizar o código na plataforma do Google Maps.

BENEFÍCIO

O município de Pato Branco conta com uma grande área rural, onde aproximadamente, 6,2% dos moradores residem nesta região. Apesar do número considerável de moradores, não existe a disponibilização de um endereço, sendo uma informação básica e essencial ao compararmos com propriedades da área urbana. Ao disponibilizar um código de endereçamento rural, o morador poderá usufruir de serviços de entrega de produtos e serviços adquiridos, assim como, mais rapidez para o atendimento de emergência de saúde e segurança. Até o momento, é de nossa ciência que nenhum município do estado do Paraná oferece essa informação e no Brasil, apenas alguns municípios estão em desenvolvimento com esse projeto.

 
 

  •  LIXEIRA INTELIGENTE

 

OBJETIVO

Tornar a coleta de resíduos mais prática e ágil, destinando esses resíduos aos descartes adequados.

BENEFÍCIO

As lixeiras inteligentes pretendem levar facilidade e agilidade no momento da coleta de resíduos, pois com esses dispositivos vinculados à um sistema de tele gestão, é possível identificar se o volume de resíduos chegou ao limite, dessa forma informando ao departamento necessário para que possa fazer a coleta, além de verificar se o descarte está sendo feito de forma apropriada.

 

  • MONITORAMENTO DE ENCHENTES

 

OBJETIVO

        Instalar sensores em rios, bacias de contenção e bueiros, que possam ser monitorados on-line alertando automaticamente o possível risco de enchentes.

BENEFÍCIO

        Com base nos casos de alagamento no Município de Pato Branco – PR nos últimos anos, principalmente na baixada industrial, a fim de sanar os problemas de enchentes na cidade de Pato Branco, a gestão pública tem o intuito de monitorar rios, córregos, bacias de contenção e bueiros, com a finalidade de alertar e amenizar os possíveis impactos de uma enchente em áreas da cidade. Esse monitoramento também servirá para elaboração de cronogramas para limpeza e retirada de entulhos que provocam o assoreamento de rios, bacias de contenção e bueiros, visando prevenir e evitar esses fenômenos.
 
 

  • SENSORIAMENTO DA QUALIDADE DO AR E RUÍDOS

 

OBJETIVO

        Monitorar a qualidade do ar e níveis de ruídos em pontos estratégicos no município para evitar possíveis doenças e desrespeito em áreas de silêncio como escolas e hospitais.

BENEFÍCIO

        Tendo em vista o aumento notório da população no município, os sensores enviam os dados onde serão reunidos e avaliam o impacto da poluição na vida da população local. Tais dados podem também ser utilizados pela cidade e seus parceiros para implantar medidas corretivas apropriadas e informar aos cidadãos as situações de emergência detectadas.
 
 

  • ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

 

OBJETIVO

        Auxiliar os agricultores e cidadãos nas tomadas de decisões, apresentando em tempo real as informações climatológicas.

BENEFÍCIO

        A estação meteorológica é uma ferramenta fundamental para monitorar as condições meteorológicas na lavoura e assim ajudar nas tomadas de decisões. A análise do tempo meteorológico traz diversas vantagens para agricultura e cultivo, pois com uma estação meteorológica na fazenda é possível planejar a data de plantio, colheita, adubação, irrigação, aplicação de defensivos e entrada de máquinas no campo com precisão, além disso, eliminamos gastos ao mensurar o consumo da área. Os dados recolhidos por uma estação meteorológica podem auxiliar na previsão do tempo.
 
 

  • REDE MÓVEL 4G NA ÁREA RURAL

 

OBJETIVO

        Aumentar a cobertura de rede móvel 4G na área rural, pois foi constatado que algumas regiões são parcialmente cobertas e nas demais não possuem o serviço.

BENEFÍCIO

        A rede móvel 4G nos possibilita diversos benefícios como maior velocidade de conexão e a efetividade em serviços de streaming. Para os produtores rurais, além de fazer o uso próprio da rede, é possível aumentar a produtividade no campo por integrar dispositivos conectados à rede, realizando o controle e monitoramento de equipamentos e sensores.
 

ENERGIA

  • ENERGIA FOTOVOLTAICA

 

OBJETIVO

  Desenvolver uma usina FV, com energia totalmente renovável e limpa, visando reduzir os custos em até 95% das faturas de energia elétrica dos imóveis públicos do  município de Pato Branco.

BENEFÍCIO

  Atualmente a prefeitura tem um gasto em média de R$520.000,00 mensais em faturas de consumo de energia elétrica e o Parque Tecnológico com uma média anual de R$50.000,00 anual. Desenvolver uma prova de conceito de uma usina FV, com energia totalmente renovável e limpa, visando reduzir os custos das faturas de energia elétrica do Parque Tecnológico.
 
 

  • ILUMINAÇÃO INTELIGENTE

 

OBJETIVO

  Reduzir o custo de energia e melhorar a iluminação, deixando as vias públicas mais iluminadas e proporcionando mais segurança ao município.

BENEFÍCIO

  O Município conta com lâmpadas de vapor de sódio para iluminação pública. Devido à sua baixa eficiência, as lâmpadas de vapor de sódio consomem muito mais energia elétrica do que as lâmpadas de LED. Outro ponto é a gestão de manutenção, sendo que atualmente é enviada uma equipe de manutenção para o local, inviabilizando uma manutenção rápida e eficiente.  Além do que, a vida útil de uma lâmpada de vapor de sódio é bem inferior do que uma lâmpada de LED.
 
 

  • ELETROPOSTOS

 

OBJETIVO

  Instalar unidades de eletropostos para carregamento de veículos e outros modais elétricos que trafegam na cidade de Pato Branco e região.

BENEFÍCIO

  Reduzir o impacto ambiental e custos com combustíveis fósseis, incentivando o uso de formas de transporte, como carros elétricos, patinetes, scooters e bicicletas; visando aumentar a qualidade de vida dos Patobranquenses, diminuindo a poluição do ar, ruídos entre outros benefícios, podendo se tornar referência para outros municípios do sudoeste do Paraná.
 
 

  • ILUMINAÇÃO INTELIGENTE COM 5G

 

OBJETIVO

  Executar um teste piloto em parceria com a ABDI, sendo uma das 12 cidades do país escolhida para testar a tecnologia 5G

BENEFÍCIO

  Para o município de Pato Branco, a implantação da rede 5G é fundamental para seu desenvolvimento econômico e tecnológico, pois essa nova tecnologia  apoiará projetos de Internet das coisas, conectando dispositivos e sensores, indústrias de automação, serviços de saúde, segurança e empresas que invistam em produtos e serviços que demandem internet de alta velocidade e conectividade.

SAÚDE

  • TELEMEDICINA

 

OBJETIVO

        Ofertar consultas médicas online e fornecer orientações e aconselhamentos relacionados à saúde através do app.

BENEFÍCIO

        Proporcionar aos cidadãos um espaço virtual, onde possam agendar e realizar consultas, agendar exames e caso seja necessário, possam contar com a orientação de profissionais na área de saúde, para fins de fornecer orientações e aconselhamentos relacionados à saúde, bem como a emissão de documentos como prontuários, receituários, atestados e exames.

 
 

  • APLICATIVO PARA MAPEAMENTO DE PCD’S

 

OBJETIVO

        Desenvolver um aplicativo para realizar o mapeamento de pessoas com os diversos tipos de deficiências no município de Pato Branco.

BENEFÍCIO

        O aplicativo busca realizar uma base de dados classificando e diferenciando os diferentes tipos de deficiência. Assim, auxiliando na acessibilidade digital e na digitalização do sistema público na rede de saúde. Beneficiando também, as secretarias do município nas tomadas de decisões e  na elaboração de novos projetos.
 

EDUCAÇÃO

  • PROGRAMA APRENDER DIGITAL

 

  • USO DE TABLETS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL
  • ATUALIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
  • LABORATÓRIOS DE ROBÓTICA
  • AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS MULTIMÍDIA E QUADROS INTERATIVOS

 
 

OBJETIVO

  Integrar o sistema de ensino municipal às novas tecnologias, assim como professores e alunos, na rotina diária das escolas.

BENEFÍCIOS

  Reduzir a desigualdade digital, melhorar o aprendizado, ter acesso a mais fontes de informações, a fim de aumentar a qualidade de seus conhecimentos, inserir os alunos no universo da tecnologia, visando prepará-los para as futuras profissões.
 
 

  • ÓCULOS PARA CEGOS – ORCAM MYEYE 2.0

 

OBJETIVO

  Oferecer independência e autonomia aos cidadãos que possuem algum tipo de deficiência visual, permitindo o acesso às informações visuais, transmitidas por áudio, em uma pequena câmera que pode ser conectada a qualquer par de óculos.

BENEFÍCIO

  Contando com uma tecnologia avançada de reconhecimento de faces, além de auxiliar o usuário a identificar as pessoas ao seu redor, diz ainda o gênero de cada uma delas e por ser dotado de leds, pode operar em ambientes escuros. O OrCam MyEye 2.0 reúne muitas funcionalidades em um só equipamento, totalmente off-line, ampliando assim o conforto, praticidade, segurança e autonomia das pessoas com algum nível de deficiência visual, tanto nos estudos, quanto em sua rotina diária.
 
 

  • PROJETO CRIAR E BRINCAR

 

OBJETIVO

  Revitalizar os brinquedos das creches municipais, inserindo as crianças no universo tecnológico desde sua 1ª infância.

BENEFÍCIO

  Não existem limites para a criação de objetos 3D: tudo o que você imaginar pode virar realidade, como bonecos, peças de xadrez, dados, quebra-cabeças etc. Em parceria com pedagogas e psicólogas, serão escolhidos os brinquedos a serem utilizados pelas crianças das creches municipais e também dos centros de acolhimento da Assistência Social. Essa tecnologia proporcionará economia, rapidez e conveniência para a produção desses materiais.
 
 

  • PROJETOS MATERIAIS DIDÁTICOS EM 3D

 

OBJETIVO

  Contribuir por meio da tecnologia, com a impressão em 3D de materiais didáticos que auxiliarão no aprendizado das crianças do Ensino Fundamental I.

BENEFÍCIO

  A produção de materiais didáticos, como tabuada, abecedário para deficientes visuais, alfabeto de encaixe, sistema solar em miniatura, material para matemática, ciências, história, entre outros, pretende beneficiar as escolas municipais, oferecendo materiais de baixo custo e mais criativos, onde as crianças poderão manusear e aprender novos conteúdos, junto com o material escolar e o acompanhamento dos professores.

SEGURANÇA

PROJETO PATO 360

 

  • RECONHECIMENTO FACIAL

 

OBJETIVO

  Preservar a segurança pública na cidade, identificando em meio a multidões, pessoas suspeitas de crimes ou foragidos, podendo assim tirá-las de circulação.

BENEFÍCIO

  Prezando a segurança do município, faz-se necessário a implantação de câmeras com reconhecimento facial em locais estratégicos como a rodoviária municipal, aeroporto e praças,  a fim de detectar indivíduos que tenham alguma restrição de circulação como mandado de prisão, ou suspeitos de algum crime, alertando a autoridade competente a qual poderá tomar as providências para averiguar ou deter o indivíduo.
 
 

  • CENTRAL DE MONITORAMENTO DELEGACIA DA MULHER

 

OBJETIVO

  Implementar uma central de monitoramento na Delegacia da Mulher. Visando o fortalecimento do sistema de segurança pública do município, com o uso da tecnologia do Pato 360.

BENEFÍCIO

  Garantindo a qualidade na segurança do município, faz-se necessário a implantação de uma central de monitoramento na Delegacia da Mulher com acesso às câmeras com reconhecimento facial e Cercamento Eletrônico a fim de auxiliar e otimizar o tempo nas investigações.
 
 

  • CERCAMENTO ELETRÔNICO

 

OBJETIVO

  Preservar a segurança pública na cidade, controlar a entrada e saída de veículos para possíveis identificações de roubos e furtos ou até mesmo irregularidades quanto ao carro e ao motorista.

BENEFÍCIO

  A fim de garantir qualidade na segurança do município, faz-se a implantação de uma muralha de digital que consiste na instalação de câmeras que cerquem as saídas do município, assim esses equipamentos poderão leitura das placas dos veículos que entram e saem do município, a cada leitura é feito uma análise no banco de dados para identificar possíveis irregularidades.
 
 

  • CÂMERA DE LAPELA PARA AGENTES DE TRÂNSITO

 

OBJETIVO

  Instalar câmeras de lapela junto aos agentes de trânsito a fim de inibir possíveis agressões ou desacatos tanto por parte do agente como dos usuários do sistema.

BENEFÍCIO

  Sabendo que as tecnologias podem ajudar cada vez mais no dia a dia das pessoas, o departamento de Trânsito de Pato Branco, solicitou uma solução para o problema de abordagens dos agentes de trânsito.  Nesse contexto, a Secretaria de ciência tecnologia e inovação entrou em contato com fornecedores de câmeras de monitoramento e conseguiu em comodato a custo zero, duas câmeras de lapela para utilização em uma Prova de Conceito por um período de 30 dias, a fim de proporcionar uma experimentação nas abordagens entre os agentes e os cidadãos de Pato Branco.

MOBILIDADE

  • CARROS E OUTROS MODAIS ELÉTRICOS

 

OBJETIVO

  Reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, preservar o meio ambiente e reduzir custos da máquina pública se tornando uma nova tendência de utilização de veículos no município.

BENEFÍCIO

  A fim de garantir a redução das emissões de poluentes e custos operacionais no município de Pato Branco, principalmente nos setores de entrega de merenda escolar e central de compras de materiais, faz-se necessário a aquisição de uma Van elétrica que tenha uma autonomia considerável e consiga ultrapassar os obstáculos geográficos do município. Obtendo sucesso nesta prova de conceito poderá ser escalonado para outras secretarias a fim de obter um impacto positivo ainda maior.
 
 

  • BIKES, SCOOTERS E PATINETES ELÉTRICOS

 

OBJETIVO

  Preservar o meio ambiente ofertando a possibilidade de utilização de novos modais de transportes urbanos mais sustentáveis com baixo custo e fácil manutenção.

BENEFÍCIO

  Os patinetes elétricos servirão como uma nova modalidade de lazer nos parques do município de Pato Branco, já as scooters elétricas trarão para Pato Branco um novo tipo de mobilidade urbana mais sustentável, já que as scooters elétricas não emitem gases tóxicos ao meio ambiente. Outro benefício esperado é diminuir o número de veículos nas vias públicas, evitando stress e outros problemas.
 
 

  • CICLOVIAS

 

OBJETIVO

  O objetivo é a construção de 10 km de ciclovia para  aumentar o uso de bicicletas pela cidade, não somente por áreas centrais e com o objetivo de locomoção ao trabalho, mas para uso diário e necessidades diárias.

BENEFÍCIO

  As ciclovias promovem passeios de bicicleta, aumentando a segurança para os usuários, que são mais protegidos em uma ciclovia do que dirigindo em uma rua ou avenida. Estima-se que, se o uso de bicicletas for favorecido, o uso de veículos motorizados é minimizado. Isso contribui para reduzir as emissões poluentes e ordenar o tráfego.
 
 

  • SEMÁFORO INTELIGENTE

 

OBJETIVO

  Reduzir o congestionamentos e longas filas no trânsito da cidade, além de otimizar o uso das vias públicas.

BENEFÍCIO 

  A utilização de semáforos inteligentes se justifica porque são sistemas que ajustam e sincronizam os semáforos nas vias públicas de uma cidade, a fim de reduzir o fluxo de trânsito. Além disso, impedem que motoristas fiquem parados por muito tempo na via, preservando sua segurança em horários de pouco fluxo. Estes semáforos possuem sensores que detectam a quantidade de carros e ajustam o tempo de abertura e fechamento das sinaleiras de acordo com o fluxo de veículos em cada via.

GOVERNANÇA

  • DIGITALIZAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO

 

OBJETIVO

  Implantar um sistema de digitalização de documentos para agilizar processos e minimizar custos públicos com papéis e outros insumos.

BENEFÍCIO

  A Prefeitura Municipal de Pato Branco gasta um valor considerável com papéis impressos. Isso impacta diretamente em lentidão nos processos, gastos excessivos com papéis e toner e manutenção ou locação de impressoras, e até mesmo no meio ambiente com os resíduos criados. Para resolver esse problema será implantado um sistema de digitalização de documentos, desde o início do processo pode ser criado sem a impressão de papéis e sim carregando o arquivo no sistema e assinado digitalmente deixando o processo mais ágil e transparente, pois não necessita de entrega da documentação física de um departamento para o outro e também conseguir rastrear a localização do processo ou até mesmo quais foram seus trâmites.