EducaçãoNotícias

A Lei é de autoria da vereadora Thania Caminski

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, sancionou, na manhã desta sexta-feira (02), a Lei número 5.786, de 30 de junho de 2021, sobre a obrigatoriedade da inclusão do tema “Bem-estar animal e consciência de preservação do meio ambiente” no conteúdo transversal nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Estamos trabalhando a conscientização e sensibilização por meio da educação. Investir no futuro é levar conteúdo baseado na nossa realidade para dentro das salas de aula. Atualmente no município existem muitos animais abandonados pelas ruas, mas com a conscientização reduziremos esse número”, frisa o prefeito, parabenizando a vereadora pela iniciativa.

A Lei é de autoria da vereadora Thania Maria Caminski Gehlen.

Conforme a Lei, o conteúdo deverá ser ministrado no mínimo uma vez por mês para os alunos do ensino fundamental, dentro da carga horária diversificada e de acordo com critérios pedagógicos adequados. Ainda, os professores deverão ser capacitados anualmente sobre a temática.

A secretária de Educação e Cultura, Simone Painim, explica que a partir do próximo bimestre o conteúdo será implementado nas escolas. “Será mais um tema transversal que trabalharemos com os nossos alunos. Será através de projetos, onde cada escola organizará  de acordo com a demanda”.

A vereadora, defensora da causa animal no município, explica que a ideia surgiu pela facilidade que se tem de trabalhar a conscientização através das crianças. “Eles absorvem, eles acatam e vão atrás e levam o assunto para casa, para a família toda”.