NotíciasSaúde

A decisão foi tomada também com análise em dados epidemiológico e população com esquema vacinal

Em reunião na manhã desta quinta-feira (17), o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 optou por seguir as normas estabelecidas pelo decreto número 10.530/2022 do Governo do Estado do Paraná, onde estabelece que o uso da máscara em espaços ao ar livre é opcional, enquanto em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) o uso é obrigatório.

“Esse é o primeiro passo, esperamos que daqui mais um tempo possamos liberar geral, depois que também o Estado tome essa decisão”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise. A medida já está valendo no município. A publicação de um novo decreto, regendo a norma, está prevista para até esta sexta-feira (18).

A decisão foi tomada também com análise em dados epidemiológico e população com esquema vacinal. Atualmente a taxa de transmissão está em 0,07 e aproximadamente 89% da população pato-branquense acima de 5 anos de idade, apta a receber a vacina, já está imunizada com as duas doses.

Dengue

Na ocasião, a equipe de Endemias também apresentou os dados referente aos casos confirmados de dengue, do índice de infestação e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Até esta quinta, somente no mês de março foram 241 notificações e 23 casos confirmados de dengue no município. Ainda, o índice de infestação do mosquito está em 4,4.

“É preocupante quando o índice de infestação predial, que é a quantidade mosquito que tem nos terrenos do município, está acima de 4. Então mostra que o mosquito está circulando na cidade toda”, frisa Rodrigo Bertol, Diretor de Vigilância de Saúde.

Como combate, a equipe de Endemias e de Limpeza, Conservação de Vias e Espaços Públicos, estão realizando mutirões de limpeza nos bairros.

A partir da próxima segunda-feira, a ação será realizada nos bairros Pinheiros, Brasília, Bancários e Cadorin.

Os moradores devem deixar os entulhos, lixos recicláveis e materiais que são possíveis criadouros da larva, na calçada em frente às residências, comércios ou outros, que será recolhido.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário