AeroportoNotícias

Após mais de um ano com os voos comerciais parados, devido à pandemia da Covid-19, nesta terça-feira (28), o município de Pato Branco retomou os voos regulares semanais no Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso. Com a linha aérea Pato Branco/Curitiba, a empresa paranaense Aerosul passa a operar no município.

“Uma demanda solicitada não só por pato-branquenses, mas pela população da região do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina hoje está sendo atendida”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. O ato contou com o tradicional batismo da aeronave, após o pouso.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, destaca que a retomada dos voos é o primeiro passo do trabalho, “árduo”, no processo de melhorias e transformações do aeroporto. “A administração municipal não tem medido esforços para atender todas as demandas da comunidade. Era urgente a necessidade da conexão do transporte aéreo”.

Com uma soma conjunta de esforços, importantes investimentos da Administração Municipal e do Governo do Estado, além de apoio da sociedade civil, nesse período de parada, foram realizadas reestruturações e melhorias no espaço, para a reabertura da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação de Tráfego Aéreo e a elaboração do projeto executivo para implantação do equipamento de apoio a pousos e decolagens.

Ainda, estão sendo realizados os serviços de ampliação do aeroporto, com uma nova estrutura aeronáutica e aeroportuária, com o aumento da pista de pousos e decolagens, nova área para o pátio de aeronaves e, consequentemente, nova área para o novo terminal de passageiros.

Os voos com saídas de Pato Branco serão nas terças-feiras às 13h, nas quartas-feiras às 9h55, e nas sextas-feiras às 6h20 e às 14h30. O retorno será nas terças 11h05, quartas 8h, quintas 14h20 e sextas-feiras às 12h40. As passagens podem ser obtidas diretamente no site da empresa.

“Estamos trabalhando no desenvolvimento do nosso município e de toda a região. Agora o nosso aeroporto está denominado como regional, pois atende a população de inúmeros municípios. Estamos trabalhando na ampliação da pista, do terminal, para atender todos com qualidade, conforto e agilidade. Agora, não há mais a necessidade de se deslocar para centros maiores enfrentando horas de trânsito. A conexão aérea estreita o caminho, diminui o tempo de deslocamento, conecta a nossa região ao mundo e aumenta as oportunidades para toda a população”, conclui o prefeito.

Aeroporto regional

Ainda, como uma forma de reestruturação e ampliação do aeroporto, nesta segunda-feira (27), o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, sancionou  a Lei número 5.817, de 27 de setembro de 2021, que altera a denominação do aeroporto de Pato Branco, passando de municipal para regional.

Agora, o aeroporto passa a se chamar Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso. A Lei modifica a Lei número de 258, de 05 de maio de 1977 e passa a valer a partir desta terça-feira (28).

A alteração é decorrente do projeto de Lei de autoria dos vereadores Marcos Junior Marini e Claudemir Zanco (Biruba).