NotíciasSaúde

Mais de 25% da população dos 18 aos 29 anos da cidade de Pato Branco apta a se vacinar contra a covid-19, já recebeu a primeira dose. Segundo dados do Localizasus, foram 4.149 pessoas que receberam a vacina por estarem em algum dos grupos prioritários, seja por terem comorbidade, deficiência, serem profissionais da saúde, educação, assistência social ou por serem mulheres grávidas ou no período do puerpério.

Os dados dizem respeito até o dia 10 de agosto, o que indica que o percentual já é maior, uma vez que, nesta semana, foram vacinadas pessoas com 29 e 28 anos. Em comparação com outros municípios da 7ª regional, Pato Branco é o 5º município que mais vacinou pessoas dentro dessa faixa etária, em relação ao público apto.

Quando olhado para as faixas etárias menores, de 18 e 19 anos e dos 20 aos 24, o município fica ainda melhor posicionado, como destaca a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein.

“Os dados do Localizasus demonstram que embora o município esteja vacinando pessoas com 28 anos acima, faixas etárias abaixo desta idade já foram vacinadas dentro dos grupos prioritários. Nosso município é o terceiro da regional que mais vacinou pessoas de 18 até 19 anos e o primeiro que mais vacinou pessoas de 20 a 24 anos”, aponta.

O objetivo, conforme calendário do Estado do Paraná, é que até meados de setembro esse público esteja 100% vacinado.

Desde o início da vacinação, o município seguiu o cronograma e manteve a vacinação dos grupos prioritários. Os dados da 7ª regional revelam, por exemplo, que da população acima dos 35 anos, de 90 a 100% do público já recebeu, ao menos, a primeira dose. Isso revela o compromisso e transparência do município em seguir o cronograma vacinal.

Conforme Emanoeli, não há atrasos na aplicação, uma vez que, chegadas as doses enviadas pelo Estado, elas são aplicadas ao público destinado, o que independe do município.

Como os grupos prioritários já foram cobertos, o público dos 18 aos 30 anos a ser vacinado será mais reduzido.