Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Mulheres pato-branquenses marcaram presença no Dia D do Outubro Rosa

Atividades voltadas à prevenção, saúde e bem-estar aconteceram no sábado (19)

Aconteceu no último sábado (19), simultaneamente, na Praça Presidente Vargas, no Programa Mãe Pato-branquense e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e do centro, bem como, em São Roque do Chopim, o Dia D da campanha Outubro Rosa, com diversas ações voltadas à prevenção, saúde e bem-estar das mulheres. Promovido pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as entidades parceiras, o objetivo das atividades foi alertar o público feminino e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero.

Das 9h às 16h, foram realizadas atividades orientativas de prevenção; avaliação nutricional e segurança alimentar; auriculoterapia; triagem auditiva; aferição de sinais vitais; exposição de artesanatos; camarim com corte de cabelo; lavagem e escova nos cabelos; coleta de exames preventivos; testes rápidos; solicitação de mamografia e mutirão de consultas de mastologia; além de doação de cabelo, revertido para o Grupo de Apoio a Mama (Gama). Também foram realizadas ações específicas ao combate da sífilis pelo Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas), já que no sábado também foi o Dia D de combate a essa doença. Ao todo, foram feitas 603 coletas de preventivo e 154 requisição de mamografia nas UBS; no Mãe Pato-branquense, 211 mulheres foram atendidas, sendo 75 para preventivos, mais de 90 mamografias e 60 consultas na mastologia e, na praça, 170 mulheres participaram das atividades.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, afirmou que o Dia D resumiu-se a palavra gratidão e reforçou o compromisso da Prefeitura de Pato Branco em trabalhar constantemente na busca da prevenção da saúde de toda a população e, em outubro, em especial, das mulheres. “Nosso maior objetivo é prevenirmos o câncer de mama, o câncer do colo uterino, por isso, disponibilizamos de todos os exames para o público feminino, durante todo o ano, e intensificamos no Outubro Rosa, porque são cânceres preveníveis e, podem sim, serem evitados”, salientou.

Integrante da diretoria do Gama, Nádia Pedrozo foi diagnosticada em 2014, aos 36 anos, com câncer de mama, fez o tratamento e se curou. Para ela, a somatória de esforços das mais diversas entidades é fundamental para que as mulheres passem a ter consciência da importância da prevenção. “Esse movimento faz com que as mulheres despertem sua atenção para a saúde, tirem um tempinho para fazer o preventivo e o autoexame, porque a questão do tempo é essencial para a cura. Quanto antes você diagnosticar, antes estará curada”, enfatizou.  

Diva Andrade, de 67 anos, moradora do Centro, participou das atividades do Dia D e elogiou a iniciativa da Prefeitura e das entidades parceiras. “Eu acho que toda a pessoa que tem um pouco de amor pela vida, deve procurar fazer tudo o que está à disposição. E quando temos uma chance de aproveitar de fazer exames, participar de ações gratuitas, temos que aproveitar”, frisou.

A estudante Wiliana de Jesus Perin, 18 anos, esteve na Praça Presidente Vargas e colaborou com a campanha, ao doar cabelo para a confecção de perucas, às mulheres que estão em tratamento do câncer. “Minha vó faleceu devido a essa doença e eu vi toda a dificuldade que ela teve. Ajudar de alguma forma hoje é fazer um carinho em todas as mulheres que passem por essa terrível doença”, ressaltou.

A campanha Outubro Rosa é realizada em Pato Branco pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Gama, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Esporte, CEU das Artes e do Esporte, Departamento Municipal de Imprensa, Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, Colégio Estadual de Pato Branco (Premem), Bio Extratus, Interact, Consesa, Serviço Social do Comércio (Sesc),Sicredi, Sicoob, Clínica do Ouvido e da Fala (Cliof) e Pro Som Aparelhos auditivos.

Campanha contra o sarampo

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também realizou no sábado (19), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Ao todo, foram aplicadas, em Pato Branco, 153 doses para esse público. A imunização, que também protege contra caxumba e rubéola, foi oferecida em todas as UBS dos bairros e do centro, bem como, em São Roque do Chopim.

A campanha, realizada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde, este ano está sendo feita em duas fases, de 07 a 25 de outubro, o grupo prioritário foi o das crianças, e, de 18 a 30 de novembro, o grupo prioritário será o de jovens de 20 a 29 anos de idade, sendo que, o Dia D, de mobilização nacional para este último grupo, será em 30 de novembro. A imunização pode ser realizada na Sala de Vacinas, junto a UBS do centro: o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, sem intervalo para o almoço. Bem como, nas UBS dos bairros e na unidade de São Roque do Chopim, o atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h15 e das 13h às 16h45. Às sextas-feiras, acontece das 8h às 11h15 e das 13h às 15h.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários