NotíciasSaúde

Nesta etapa serão imunizados professores e idosos a partir de 60 anos

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe) iniciará na próxima terça-feira, dia 11 de maio, em Pato Branco. Nesta etapa serão imunizados professores e idosos a partir de 60 anos.

“O principal objetivo da campanha é reduzir as internações pela doença, prevenir as complicações e óbitos”, reforça a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein. Esta etapa segue até o dia 08 de junho.

A vacinação será em todas as salas de vacina das Estratégias de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Já na Unidade Central de Saúde a vacinação será no ponto extra, localizado ao lado da Sala de Vacina Central, das 8h às 11h15 e das 13h30 até as 16h45.

É necessário apresentar documentos pessoais, carteira de vacina, se tiver. Os professores devem apresentar uma declaração fornecida pela instituição de ensino, assinada pela direção (somente serão vacinados professores). A declaração está disponível pelo link: https://patobranco.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/Declaracao-Professor-2020-Influenza.pdf (importante preencher todos os campos da declaração).

A vacina é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo e neomicina. Se a pessoa recebeu a vacina contra à Covid-19, deve aguardar um intervalo de 14 dias entre as vacinas.

Dia D

No dia 15 de maio, sábado, será realizado o Dia D da vacinação, com o objetivo de imunizar o público dos grupos prioritários da primeira e segunda etapa. “O dia D tem como objetivo oportunizar as pessoas que trabalham. Neste dia todos os usuários contemplados na etapa 1 e 2 poderão se vacinar”.

O dia D será realizado em todas as salas de vacina das Unidades de Saúde da cidade, na Sala de Vacina Central, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Ainda, neste mesmo horário, será realizada uma ação na Praça Presidente Vargas.

Etapas

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi dividida em três etapas. No dia 12 de abril iniciou para o primeiro grupo, crianças de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde, e segue até a segunda-feira, dia 10 de maio.

Emanoeli frisa que no município a primeira etapa atingiu em média 50% da população de cada grupo contemplado, “a meta é atingir 90% do público e isso emite um alerta sobre o risco da doença”.

Pessoas contempladas na primeira etapa que não receberam a vacina podem buscar pelo atendimento. “É urgente a necessidade da população elencada na primeira etapa buscar a realização da vacina, sendo esta o único meio de prevenir a doença. A influenza pode levar a complicações e até mesmo a morte”, reforça a coordenadora.

A terceira etapa contemplará pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Inicia no dia 09 de junho e segue até o dia 09 de julho.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário