Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Novas linhas do transporte coletivo entrarão em operação no dia 27 de maio

Ampliação contempla o novo modelo de transporte coletivo urbano que está em vigor desde o dia 06 de abril

Na manhã desta segunda-feira, dia 07, o Município de Pato Branco, juntamente com o Consórcio Tupã, reuniu lideranças, autoridades e imprensa para divulgar a implantação das novas linhas do Transporte Coletivo Urbano de Pato Branco (TUPA), que entrarão em funcionamento no dia 27 de maio.

Atualmente, Pato Branco conta com 22 linhas em funcionamento. A partir de 27 de maio, serão 33 linhas, que também passarão a atender novos bairros. “Não há como resolver o problema da mobilidade urbana, sem priorizar o transporte coletivo. Foi assim com todas as cidades do mundo que se propuseram a planejar o futuro dos seus municípios e, para isso, precisaram fazer um transporte coletivo eficiente. Nós estamos no caminho”, evidenciou o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi.

Como parte das novidades, haverá, ainda, a inclusão de novos itinerários nos domingos e feriados, realidade que atenderá bairros e regiões que, hoje, não contam com o serviço. São os bairros: Gralha Azul, Alvorada, Sudoeste, Veneza, Bonatto, São Vicente, Industrial, São Francisco, Fraron, Vila Esperança, Anchieta, São João, Paulo Afonso, Santa Fé e São Roque.

“Havia o transporte para que o cidadão pudesse trabalhar, mas, infelizmente, não havia o serviço para o seu lazer. Isso porque moradores de muitos bairros não tinham como ir com suas famílias, por exemplo, no Parque do Alvorecer ou no Largo da Liberdade, numa tarde de domingo ou num feriado. Passaremos a ter uma nova realidade a partir de 27 de maio, com a ampliação e otimização dessas linhas, o que também refletirá na qualidade de vida da população”, disse o chefe do Setor de Transporte Coletivo de Pato Branco, Jacir Gonçalves da Rocha.

Cartilha informativa

Como parte da divulgação das novidades, a Prefeitura e o Consórcio Tupã elaboraram uma cartilha com as principais informações sobre o novo modelo. O material está disponível no site do Município (http://patobranco.pr.gov.br), e será distribuído aos usuários do transporte nos próximos dias.

“Vamos disponibilizar as informações na Internet e também distribuir a cartilha impressa, em pontos descentralizados e em locais públicos com grande fluxo da população que utiliza o transporte. Queremos que os cidadãos conheçam os serviços e verifiquem que estamos cumprindo com todas as diretrizes previstas no edital”, destacou o assessor jurídico do Consórcio Tupã, Adair Casagrande.

Infraestrutura, tecnologia e inovação

Desde que o novo modelo de transporte coletivo entrou em vigor, em 06 de abril, Pato Branco passou de 28 para 32 ônibus – destes, 18 são novos. A idade média da frota é de 5 anos.  Os modelos dos ônibus também tiveram mudanças, começando pelo novo layout elaborado pela Prefeitura.

No plano de estruturação executado pelo Município, está a implantação de novos pontos de ônibus e a construção de miniterminais – cada miniterminal terá bebedouros, bancos, sinal wi-fi livre, entre outros. Os terminais serão integrados, o que permitirá que os usuários tenham acesso aos horários dos ônibus e previsão de chegada. “Um deles será construído na praça situada atrás da Prefeitura, o que também demandará mudanças viárias no sentido das vias”, adiantou Zucchi.

Para executar essas obras, o Município utilizará a outorga repassada pelo Consórcio, no valor de R$ 4.700.000,00. “Estamos realizando os projetos para, na sequência, licitarmos as novas estruturas”, completou Zucchi.

“A qualidade do serviço melhorando, com certeza a quantidade de usuários também aumentará. Assim, Pato Branco caminha para se tornar uma cidade modelo em sustentabilidade e qualidade de vida, em virtude da estruturação do transporte coletivo urbano”, finalizou o presidente da Câmara de Vereadores, Joecir Bernardi.

Acesse a cartilha completa, aqui.  

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários