Cidade InteligenteNotícias

O próximo passo é elaborar um plano com ações que conectem todos os setores do município.

Visando ampliar o conhecimento sobre cidades inteligente e com o propósito de gerar conexão e oportunidades, os secretários municipais de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, e de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti, participaram da Smart City Expo World Congress, em Barcelona (ES), congresso voltado a cidades inteligentes.

Integrando a comitiva brasileira, junto com representantes da sociedade civil e autoridades políticas, eles participaram de workshops, apresentações, além de agendas especiais pela cidade, com visitas técnicas em empresas e instituições.

“Fomos buscar e ampliar o nosso conhecimento sobre cidades inteligentes. Sobre tudo o que faz parte de uma cidade inteligente, porque este conceito vai muito além de aplicações de tecnologia para soluções de conflitos urbanos. Fomos conhecer o que há de novas tecnologias, ter vivências do que foi implantado em uma cidade referência em planejamento para poder trazer para Pato Branco”, frisa o secretário de Planejamento.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, explica que o que já está sendo feito entre as Secretarias Municipais será ampliado, buscando principalmente o engajamento de toda a cidade. “O plano é transformar todas as áreas, com o engajamento de todo o município, mostrando as melhorias, as novas tecnologias e os benefícios na geração de negócios, emprego e renda. Enfim, engajar todo o município para essa pontecialidade”.

Agora, o próximo passo é elaborar um plano com ações que conectem todos os setores do município, engajando a sociedade para debater o assunto, buscando alternativas que possam ser implantadas de curto a longo prazo.