NotíciasSaúde

As mudanças são em decorrência das equipes de saúde do município estar trabalhando no suporte de atendimento a Covid-19

Devido o aumento de casos suspeitos e de confirmados da Covid-19 em Pato Branco, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está fazendo algumas mudanças nas estratégias de atendimento no município.

A partir da próxima segunda-feira (22), a equipe de atendimento da Unidade Sentinela Central passará a atender na Unidade de Saúde do bairro Novo Horizonte, das 7h30 às 17h, sem fechar ao meio dia. Atendendo moradores dos bairros Centro, Bancários, Pinheiros, Brasília, Jardim das Américas, Jardim Primavera, Sambugaro, Vila Isabel, Parzianello, Bonato, São Vicente, Industrial, Baixada Novo Horizonte, Veneza, Sudoeste, Santo Antonio, Menino Deus, Amadori, Santa Terezinha, Cadorin, Parque do Som e La Salle, que apresentarem sintomas respiratórios.

Com isso, a equipe de Saúde da Família do Novo Horizonte passará atender em na Academia da Saúde do Pinheirinho, na Rua Ivai, esquina com a Iguatemí, nº 89, próximo ao viaduto da Avenida Tupi, em novo horário, das 7h até as 19h, sem fechar ao meio dia. O atendimento será para os bairros de referência da Unidade.

Já os moradores dos bairros Alvorada, Gralha Azul, Bela Vista, Planalto, Paulo Afonso, Morumbi, São Roque, Santa Fé, São João, Alto da Glória, Vila São Pedro, Dall Ross, Pinheirinho, Jardim Floresta, Vila Verde, Bortot, São Luís, São Francisco, Fraron, São Cristovão, Encruzilhada, Loteamento Sloboda, Vila Esperança, Anchieta, Trevo da Guarani, Aeroporto, Loteamento Zanella, Pagnoncelli e de todas as comunidades do interior que apresentarem sintomas respiratórios deverão buscar atendimento a partir de segunda-feira (22) na Unidade Sentinela UPA 24 Horas.

A UPA 24H permanece como única referência para atendimentos sintomáticos respiratórios a partir das 17h, de segunda a domingo. Os demais atendimentos de emergência continuarão sendo realizados na unidade.

Nas unidades de saúde serão realizados atendimentos de consultas médicas e de enfermagem restritas apenas para urgências, gestantes, vacinação, curativos, primeira consulta do recém-nascido e renovação de receitas de medicação controlada (saúde mental). Consultas de rotina ou mostrar exames de rotina estão suspensas. Receitas de hipertensos e diabéticos não necessitam ser renovadas, seguindo Lei Federal nº 14028, de 27 de julho de 2020.

O serviço do Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico (Coas) estará indisponível até o dia 28 de fevereiro, devido à equipe profissional está sob isolamento. O atendimento retornará no dia 1º de março.

Essas estratégias poderão ser alteradas a qualquer momento, dependendo do agravamento da pandemia. Casos de urgências agudas deverão ser realizados nas Unidades de Saúde dos bairros.

A secretária de Saúde, Liliam Brandalise, explica que as mudanças são em decorrência das equipes de saúde do município estar trabalhando no suporte de atendimento a Covid-19. “Solicitamos solidariedade e compreensão. Só procure a UPA 24h em casos de emergência”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário