NotíciasTecnologia

O objetivo é verificar a viabilidade e implementar nos demais Cmeis.

A Administração Municipal de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou a prova conceito (POC) “Vigia 5.0” no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Raio de Sol, no bairro Bonatto. São quatro câmeras, instaladas em áreas externas da escola, conectadas em tempo real com o sistema da Polícia Militar.

“Essa prova de conceito é mais uma ação da Cidade Inteligente 5.0, que coloca o cidadão em primeiro lugar. Nesse caso da câmera vigia 5.0 do Cmei, conectadas com a polícia em tempo real, visa uma ação preditiva, ou seja, antecipar um problema maior como, por exemplo, uma tragédia que aconteceu na creche em Santa Catarina”, explica diretora do programa Cidade Inteligente, Kátia Bertol.

O sistema de monitoramento possui sensores que detectam invasões, assim aumentando a proteção do patrimônio público. Detectando o invasor, os holofotes da câmera acendem, gerando uma foto e enviando, com as coordenadas, para o operador.  Ainda, gravar toda a ocorrência em vídeo.

“A inteligência de dados age de forma a antecipar e não apenas a reagir aos episódios. Nesse caso, garantir a segurança dos professores e crianças das creches”, reforça Katia.

O objetivo é verificar a viabilidade e implementar nos demais Cmeis.

“O grande diferencial deste projeto é o tempo real de comunicação entre a tecnologia e a polícia. O sistema busca trabalhar a prevenção, evitando tragédias e dando mais segurança para os pato-branquenses. Estamos trabalhando para através da tecnologia melhorar a segurança do nosso município”, complementa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.