Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Programação do Outubro Rosa começa amanhã com mutirão de exames na agenda

Nesta sexta-feira (1º), A Administração Municipal de Pato Branco inicia a programação pelo Outubro Rosa, mês de conscientização e alerta para prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Serão quatro dias D, com atividades em pontos descentralizados da cidade para atender o maior número de mulheres, além de uma programação nas áreas rurais do município.


“Dada a importância do Outubro Rosa, é fundamental que toda a informação sobre o câncer de mama e câncer de colo de útero chegue ao maior número possível de mulheres. A gestão pública entra além disso como meio facilitador e prático para a realização dos exames de saúde da mulher”, destacou a vice-prefeita Angela Padoan.


As ações contam com apoio do Grupo Gama, que desde 2006 é referência regional nas ações preventivas do Câncer de Mama.


Elas serão realizadas nos dias 2, 9, 16 e 23, no CEU das Artes, CAIC do Planalto, Praça Central e Parque do Alvorecer, e nas unidades de saúde.


AA expectativa é que sejam realizados o máximo possível de exames durante o período..


Só de janeiro até o fim de setembro, segundo dados da Secretaria de Saúde, foram realizadas 24,7% de mamografias bilaterais de todas as que o município tem a disponibilidade de fazer (foram 1,4 mil para 5,7 mil disponíveis), e 26,8% de ultrassonografias de mamas (foram 414 para 5,7 mil disponíveis).


Já em relação ao exame preventivo, que não há limite, foram 3.016.


Diagnóstico precoce


Todas as atividades são para reforçar a importância do diagnóstico precoce. Segundo estudos, o câncer de mama, quando diagnosticado em estágio inicial, tem mais de 90% de chance de cura.


A realização da mamografia de rotina deve ser feita para mulheres a partir de 40 anos. Caso haja registros de câncer de mama na família, o exame pode ser feito antes desse período, a partir de orientação médica.


Para realizar os exames em Pato Branco, é preciso se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde mais próxima. Durante todo o mês de outubro, as unidades também estarão com atendimento estendido para melhor atender esta população.


Além do exame médico é possível fazer o autoexame, que auxilia na identificação de nódulos que precisam de cuidado. Outros sinais de alerta são o aparecimento de secreção no mamilo, alteração na simetria da mama, dor ou inversão do mamilo, inchaço, vermelhidão e calor na mama e, em casos mais avançados, o aparecimento de ulceração na pele com odor desagradável.


Câncer de colo de útero


Já o câncer de colo de útero é um tumor maligno que atinge a parte inferior do útero. Por ser um câncer geralmente silencioso, ele é difícil de ser detectado, mas em alguns casos podem aparecer sangramento vaginal anormal, menstruação mais prolongada que o de costume, secreção vaginal incomum com um pouco de sangue, sangramento após a menopausa e também após a relação sexual, dor durante a relação e dor na região pélvica.


Hoje, a vacina contra o HPV é uma importante arma na prevenção deste tipo de câncer, já que a infecção por HPV é muito frequente e, quando não tratada, pode levar ao câncer.


A vacina pode ser tomada antes do início da vida sexual.


Além disso, a realização anual do exame papanicolau (preventivo), principalmente em mulheres dos 25 aos 64 anos, que tem ou já tiveram relação sexual, também auxilia na prevenção.

Confira a programação completa:

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários