NotíciasSaúde

O mês de outubro encerrou com 1.111 mamografias solicitadas e 1.575 exames preventivos coletados em unidades de saúde de Pato Branco. Juntos, os números representam cinco vezes mais a média mensal e revelam um salto de 369,5% em relação a meses anteriores. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 58,6%.

“Foi um projeto pensado com muito cuidado de forma a abranger o maior número de mulheres do nosso município. Poder levar o projeto para as comunidades do interior pela primeira vez na história e para os bairros foi muito especial, pois essas mulheres merecem este cuidado e atenção. Hoje, avaliando os números e índices das ações ficamos realizados. Que a cada ano possamos ampliar e melhorar ainda mais o projeto. Agradeço a todos os funcionários pela dedicação e trabalho e a todos os parceiros que trouxeram ainda mais força para esse Outubro Rosa”, enfatizou a vice-prefeita Angela Padoan.

De acordo com a chefe do setor de programas especiais de Pato Branco, Janine Gehrke Pessotto, entre janeiro e setembro deste ano, o município possuía médias mensais de 235 mamografias e 337 preventivos, o que reforça a acertividade das ações. “Isso nos mostra que campanhas de prevenção e conscientização são essenciais e fazem a diferença na qualidade de vida da população”, destacou.

Além dos exames, foram atendidas durante o mês de outubro 29 empresas, por meio de ações do Gama e da Secretaria de Saúde, 273 mulheres nas ações de Dia D na área urbana e 187 mulheres nas ações de Dia D na área rural.

Ainda, foi lançado o Programa Sempre Rosa, instituído pelo decreto 9.029/2021, assinado pela prefeita em exercício na época, Angela Padoan, e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde . Por meio dele, empresas com mais de 40 colaboradoras podem se cadastrar para receber as equipes de saúde designadas para a realização e agendamento de exames.

Com isso, mulheres que deixavam de ir às unidades de saúde de referência devido ao horário de trabalho passam a ter os exames de rotina garantidos dentro do próprio local de serviço, facilitando o acesso da mulher aos serviços básicos.

Mesmo com o fim do outubro rosa, todas as pessoas interessadas podem buscar a unidade de saúde de referencia e solicitar os exames.

A realização da mamografia de rotina deve ser feita para mulheres a partir de 40 anos. Caso haja registros de câncer de mama na família, o exame pode ser feito antes desse período, a partir de orientação médica.