NotíciasSaúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco realizará no dia 7 de agosto, sábado, o terceiro dia D de vacinação contra a Influenza (H1N1). No mesmo dia, além da Influenza, os profissionais farão a revisão e atualização da Carteira de Vacinação de Rotina (de todas as vacinas disponíveis do Programa Nacional de Imunização) de crianças, adolescentes, adultos e idosos, a fim de recuperar esquemas vacinais atrasados e ampliar a cobertura vacinal do município.

A vacinação da Influenza (H1N1) será aplicada em todas as unidades de saúde e na Praça Presidente Vargas, das 9 às 16h. Já a revisão das carteiras de vacina e aplicação das doses faltantes só será feita nas unidades.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 12 de abril, com vacinação de grupos prioritários (gestantes, puérperas, crianças, idosos, etc), sendo estendida à população geral acima de 6 meses de idade.

A meta inicial era vacinar 90% dos grupos prioritários. Em Pato Branco, até o dia 27 de julho, foram vacinadas 27.020 pessoas (79,65% das crianças; 70,2% das gestantes; 40,99%  das puérperas; e 71,13% dos idosos).

Alerta para meningite

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, há uma grande preocupação com o cenário brasileiro de baixas coberturas vacinais, que se agravou em 2020 com a pandemia da covid-19, com alerta para meningite.

“Recebemos uma nova orientação neste mês de julho para realizar a busca ativa de crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não realizaram a vacinação contra a meningite. Estas crianças não imunizadas previamente deverão receber uma dose da vacina, evitando surtos da doença, sequelas e óbitos. Logo, orienta-se aos pais comparecer neste dia às salas de vacina para que um profissional habilitado avalie a carteira de vacinas e identifique a necessidade ou não da vacinação”, aponta.

Emanoeli reforça para que todas as pessoas busquem as unidades nestes dias e atualizem suas carteiras a fim de evitar o ressurgimento de doenças já erradicadas e controladas.