Jogos Escolares do ParanáNotícias

Após mais de 10 anos sem realizar cerimônia de início, ocorreu na manhã de sexta-feira (01), a abertura do 68º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) – Fase Municipal, realizada no Ginásio Dolivar Lavarda. Os JEPS têm como objetivo promover o esporte educacional através de práticas que envolvam as modalidades esportivas: Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

Esse evento esportivo é uma fase eliminatória para os Jogos Escolares do Paraná – Nível Estadual, que vão acontecer no mês de Agosto, no município de Pato Branco, recebendo delegações de todo o estado do Paraná, composta de cerca de 7 mil atletas.

“Ficamos felizes em retomar os Jogos, pra nós é muito importante, pois faz mais de 10 anos que não existe a abertura dos JEPS na fase municipal, resgatando a importância dos jogos, da socialização dentro do esporte para todas as escolas, indiferente de serem públicas ou privadas. Então a base de todos os esportes, surge aqui nos jogos escolares, onde a gente tem desde os 12 até os 17 anos”, afirmou o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche.

Após a execução dos hinos de Pato Branco, do Paraná e o Hino Nacional Brasileiro, houve a entrada do fogo simbólico e acendimento da pira pelo professor Daniel Ruaro. Na sequência foi proferido o “Juramento do Atleta”, pelo professor Irapuã César Nogueira.

Em seguida, o prefeito Robson Cantu fez seu pronunciamento, ressaltando a importância do esporte. “Estamos colocando Pato Branco no mais alto pódio esportivo. E até o final do nosso mandato, nenhum esporte vai ficar sem o apoio da Prefeitura Municipal de Pato Branco, pois o esporte é importante para fazer uma pessoa crescer, para construir o seu futuro”. Também lembrou do município de Pato Branco ser local de origem de importantes atletas como Alexandre Pato e Rogério Ceni.

Os JEPS – Fase Municipal ocorrerão de 04 a 08 de abril, com jogos acontecendo nas modalidades coletivas, pela manhã e tarde, nos ginásios Dolivar Lavarda, do Colégio Sesi e do Colégio Mater Dei. As quatro modalidades serão disputadas nos naipes masculino A, masculino B, feminino A, feminino B, sendo a categoria A composta de jovens de 15 à 17 anos e a categoria B: de idade 12 à 14 anos.

Instituições presentes

Os JEPS contam com a presença de 50 técnicos da organização e 600 atletas, de 16 instituições de ensino, sendo 10 colégios estaduais e 6 colégios particulares: Colégio Estadual Carlos Gomes, Colégio Estadual Cívico Militar Carmela Bortot, Colégio Estadual Cívico Militar Rui Barbosa, Colégio Estadual Cristo Rei, Colégio Estadual De Pato Branco, Colégio Estadual Prof. Agostinho Pereira, Colégio Estadual São João, Colégio Estadual São João Bosco, Colégio Estadual São Roque, Colégio Estadual São Vicente,  Colégio da Polícia Militar de Pato Branco, Colégio Integral, Colégio Mater Dei, Colégio Alfa, Colégio Sesi e Colégio Vicentino Nossa Sra. Das Graças.

Este evento é uma iniciativa da Gestão Municipal de Pato Branco, através da Secretaria de Esporte e Lazer, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, além do Núcleo Regional De Educação.