Assistência SocialNotícias

Crianças fizeram apresentação musical na audiência.

A Administração Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou na tarde de quinta-feira (29), o marco zero pela criação do Plano Municipal pela Primeira Infância, em audiência no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. É a primeira vez na história do município que uma política específica para isso é debatida. No encontro, foram adotados todos os protocolos de distanciamento e proteção dos participantes contra a covid-19.

A proposta é do prefeito Robson Cantu que solicitou à Assistência Social que criasse o plano. O objetivo é que ele seja intersetorial, envolvendo as demais pastas, autoridades e representantes da sociedade civil sensíveis ao tema.
Responsável pela criação do projeto, Sarah Cristina Kusma da Luz disse que nesta primeira etapa será organizado um comitê para traçar um raio-X sobre as políticas públicas voltadas às crianças que tenham entre zero e seis anos.

Devem participar deste comitê autoridades e representantes da sociedade civil para elaboração do documento que englobará estratégias para a saúde, educação e assistência.

A proposta é do prefeito Robson Cantu.

“Se a gente investe na primeira infância, a gente vai estar plantando hoje uma árvore que vai render muitos frutos positivos para a nossa sociedade no futuro e, principalmente, levando em consideração que cuidar das crianças hoje é a garantia que nós seremos cuidados amanhã”, destacou a secretária de Assistência Social, Barbara Slonski Delboni Padoan.

Segundo ela, também é necessário sensibilidade ao debater o tema devido às características que implicam no desenvolvimento da criança.

Secretária de Assistência Social Barbara Slonski Delboni Padoan destacou a necessidade de sensibilidade ao debater o tema.

Na audiência, Barbara apresentou dados neurocientíficos sobre como o desenvolvimento cognitivo é afetado conforme os impulsos externos que a criança recebe.

O prefeito destacou o dia como um marco histórico para o município e um dos projetos mais necessários para uma Pato Branco melhor.

Participaram do encontro a secretária de Assistência Social Barbara Slonski Delboni Padoan, o prefeito Robson Cantu, vereador e vice-presidente da Câmara, Claudemir Zanco, a psicóloga Viviane Martinello, a responsável pela construção do plano, Sarah Cristina Kusma da Luz, e representantes das polícias militar e civil, Ministério Público (MP) das secretarias do município e de outras entidades.