NotíciasSaúde

A prefeita em exercício Angela Padoan fez o lançamento oficial da campanha Outubro Rosa na tarde desta sexta-feira (1º), em evento no Largo da Liberdade.

Com a presença de autoridades e secretários, ela destacou o foco da campanha deste ano para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

De acordo com Angela, as ações foram projetadas há meses, para que a saúde primária e a saúde da mulher, não ficassem aquém, mesmo diante da luta contra a covid-19. Em sua fala, a prefeita em exercício lembrou que já perdeu familiares pelo câncer de mama e frisou o quanto a informação pode ajudar a salvar mulheres.

“Que nós possamos ser um vetor de informação e que a prefeitura possa ser um vetor de realização. Porque termos a inconformação e não termos a ação não basta. Que possamos usar toda a estrutura da prefeitura para esta causa, porque cada lacinho rosa, não é apenas um lacinho, é uma história”, destacou Angela.

Lembrado como mês de conscientização e alerta para prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero, o município terá três dias D no período, com atividades em pontos descentralizados da cidade para atender o maior número de mulheres, além de uma programação nas áreas rurais do município.

A cidade também receberá pontos de luz cor-de-rosa, que serão acesos na noite desta sexta-feira e perdurarão todo mês.

Devido às chuvas, a programação alusiva ao Outubro Rosa, prevista para este sábado (2), no CEU das Artes, foi cancelada.

O restante da programação segue normal e está disponível no site da prefeitura de Pato Branco.

Todas as ações contam com apoio do Grupo Gama, que desde 2006 é referência regional nas ações preventivas do Câncer de Mama.

O coral da entidade também se apresentou nesta tarde.