Cidade em JogoNotíciasSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovações

O Smart City Expo Curitiba 2022 foi realizado na última semana no Parque Barigui, na capital paranaense. O evento é a versão brasileira da rede mundial de eventos relacionado a cidades inteligentes. Em sua 3ª edição, contou com a presença do município de Pato Branco, expositor do stand 18. Foi um dos mais visitados da feira, com mais de 100.000 pessoas tendo algum contato com o stand e os seus projetos e soluções. 

No Stand foram apresentados projetos como produtos diversos e com foco em soluções assistivas, a ilha de impressão 3D, Lixeira Inteligente (lançada no evento), Projeto de localização e conexão entre cidade e campo (Pato Rotas do Campo), sistemas de iluminação inteligente e estações meteorológicas, solução de autonomia para cegos (óculos Orcan), dentre outros.

Conforme a diretora do Parque Tecnológico de Pato Branco, Kátia Bertol, “muitas pessoas vieram perguntar mais detalhes, querendo levar para sua cidade em forma de parceria e também elogiando e salientando que nossos projetos são bastante voltados para o cidadão, o que sempre foi o nosso objetivo. Além disso, conhecemos outras tecnologias de sistemas que podemos integrar nesses projetos que estão sendo feitos em Pato Branco.”

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovações de Pato Branco, Giles Balbinotti, houveram muitas oportunidades no evento de “mostrar as fortalezas, as nossas forças, nossa lei de incentivo fiscal para indústrias do ramo eletroeletrônico, telecomunicações e informática bem como nossos fundamentos  importantes para o futuro de Pato Branco”. Ele ainda ressaltou as conversas com fábricas, investidores, indústrias e profissionais, apresentando as inúmeras oportunidades disponíveis na cidade de Pato Branco.

“Apresentamos as nossas leis de incentivo fiscal, a força de talento a partir das universidades tecnológicas e outros centros universitários e institutos federais que nós temos em Pato Branco, a força empreendedora da nossa cidade, vontade política e o principal: a vontade da gente pato-branquense querer crescer, vencer e voar alto e longe ”, afirmou Giles.

Já o secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, ressaltou a possibilidade de observar que o município de Pato Branco segue o caminho certo com relação ao plano diretor, ao plano de mobilidade urbana, visto que outras cidades adotam as mesmas práticas. “Pato Branco vai se tornar uma cidade melhor para os nossos munícipes e nossos usuários”, afirmou.

O Pato 360 foi um dos projetos que mais chamou a atenção dos visitantes por aliar segurança pública no projeto. Na feira havia um painel mostrando as câmeras ao vivo das praças de Pato Branco. “Colocamos câmeras, inclusive no stand, para demonstrar como funciona o reconhecimento facial, inclusive foi feita a contagem das pessoas que passaram ali pela feira, pelo stand, o que despertou muito interesse nas pessoas que passavam por ali”, afirmou Kátia Bertol.

Ela ainda ressaltou que “deu para perceber que muitos dos projetos que nós mostramos ali estão se tornando referência para outras cidades, onde eles estão indo perguntar informações sobre esses projetos, que já estão implementados e beneficiando diretamente o cidadão de Pato Branco”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário