Iluminação públicaNotíciasProcel Reluz

O município de Pato Branco foi novamente selecionado no programa Procel Reluz, promovido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobrás. O projeto de 2021/2022 contempla os bairros Fraron, Morumbi, Parque do Som, Pinheirinho, Santo Antônio, São Francisco e Sudoeste, uma área de abrangência de 33 km².

Em 2021 a Eletrobras abriu nova Chamada Pública para eficientização de sistemas de iluminação pública. Pato Branco, que já tinha sido contemplado com o programa em 2018, apresentou outro projeto e foi aprovado novamente. Atualmente, a ação visa apoiar a realização de projetos de eficiência energética com uso de lâmpadas LED. A atualização do sistema de iluminação pública irá melhorar a qualidade de vida da população, em vista de uma melhor iluminação no período noturno, aumentando a segurança da população.

Conforme o diretor do departamento de iluminação pública, Gilvan Augusto Nava, “neste segundo projeto, foram priorizadas as regiões que apresentam maior número de manutenções no sistema de iluminação pública e locais que necessitam de maior luminosidade por questões de segurança.  O recurso que será disponibilizado para a modernização do sistema de iluminação pública é de mais de 1,5 milhões de reais, como subsídio para cobrir as despesas para a execução do projeto.”

No primeiro semestre, o Município irá abrir os processos licitatórios para a aquisição dos materiais e serviços de medição e verificação. Este segundo projeto abrange um número maior de luminárias, totalizando 2047 unidades. A previsão de redução do consumo de energia elétrica com a implantação deste projeto é de 1.938,31 MWh/ano, o que representa uma economia anual de aproximadamente R$ 874.000,00 por ano.

Vale ressaltar que a iluminação de LED tem garantia de durabilidade num prazo de até 10 anos, além de sua vida útil ser acima de 60.000 horas, o que irá reduzir os custos com transporte, instalação, substituição de peças e outros gastos relacionados à manutenção. A previsão do início de execução deste segundo projeto, é para o segundo semestre de 2022.

Conforme Gilvan, o processo de modernização do sistema de iluminação pública de Pato Branco teve início em janeiro de 2018, com a participação do Município na primeira Chamada Pública da Eletrobrás – Procel Reluz 01/2017. Foram substituídas 1758 luminárias públicas do Município, as quais possuíam maior consumo de energia, instaladas em diversos bairros do município.